HONORÁRIO

É impressionante como as pessoas confundem as estações nesta vida, mas há um porém se fossem só as pessoas, ditas comuns, eu até perdoaria, mas quando vejo profissionais querendo explorar outros profissionais ai eu me pergunto é de como essas pessoas chegaram onde chegaram?

Profissionalmente falando já ouvi de pessoas incautas a expressão: “resolve o meu problema ai e e depois eu te dou um qualquer, um agrado.” Qualquer? Agrado? Qualquer? Foi o que meus pais gastaram pagando minha faculdade? Agrado, foi quanto custou os livros que me fizeram chegar onde estou? Tenham a santa paciência, me respeitem pelo amor de Deus e aos meus colegas advogados também.

Mas a crise é muito maior do que possa imaginar nossa vã filosofia. Os escritórios das capitais, sobretudo, acham que advogado do interior trabalha por esmola, por gorjeta, nunca jamais por honorários previamente definidos pela Ordem dos Advogados do Brasil conforme cada seção.

Minha, ou melhor, nossa profissão já é tão mal vista, em muitos casos gerado por péssimos profissionais, que ainda somos tratados como cidadãos de 3ªclasse por quem deveria também proteger esta instituição chamada ADVOGADO! Sim somos uma instituição perpetuada pelos anos, séculos que somos dos poucos a termos uma passagem bíblica com nosso nome e atribuída a ninguém menos que Jesus Cristo, sem arrogância, por favor.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1

Do latim honorarĭus, honorário é aquilo que serve para honrar alguém. Na Roma antiga era uma HONRA pagar a um advogado para defende-lo.

As pessoas devem entender que o que um advogado recebe para exercer sua profissão, seu mister, é o mesmo que um trabalhador recebe para cumprir o seu labor e que ambos tem caráter alimentar, ou seja, leva alimentos a família do profissional, seja por meio dos honorários, seja por meio do salário.

Gorjeta é aquilo que você dá para quem presta um serviço menor, não sem importância, mas menor, pequena gratificação em dinheiro a quem prestou algum serviço.

Vivemos de nossos honorários e espero que um dia os tribunais se deem conta disto, afinal aqueles que exercem o seu trabalho nestes órgão foram um dia advogados e sabem, regra geral que quem paga os nossos honorários são os clientes e não o Estado, regra geral.

Respeitem a quem recebe honorário, afinal é uma honra pagá-los!

cartao-mario

SOU ADVOGADO, COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR!

Comentário desabilitado.