Falando sério, todos nós temos ciência e consciência de que este tem eleições, certo? Errado! Nem todo mundo tem esta noção pelo simples fato de que estamos vivendo uma verdadeira loucura em nosso país e que por razões certas, porém absurdas, nos desviam do foco das eleições.

Processo de impedimento onde a presidente afastada pode se tornar ex-presidente em definitivo (eu espero que sim) e o presidente em exercício pode se tornar presidente em definitivo para completar o mandato. O fim se confundirá com as eleições, com as olimpíadas e não quer dizer necessariamente que acabe nas datas previstas, depois do Senado ainda tem o Supremo como mais uma instancia para quem for derrotado(a).

Olimpíadas mesmo que ela ocorra essencialmente no Rio de Janeiro, excluído o futebol, ela se dará no mês de agosto, antevéspera das eleições, que ocorrerão em outubro. As olimpíadas iniciarão dia 05 de agosto e terminarão no dia 21, ou seja, bem no meio começa a propaganda eleitoral, dia 16 de agosto.

Lava Jato como já vimos acontecer até agora esta megaoperação do Ministério Publico Federal, Policia Federal e Justiça federal já adquiriu vida própria, não depende de ninguém e, independente das questões de segurança com a olimpíada, ela não será intimidada ou impedida de continuar a produzir manchetes e, quem sabe, surpresas.

Crise financeira que afeta a todos nós não será resolvida em um passe de magica, leia-se processo de impedimento e presidente em exercício como presidente oficial. Temos uma crise institucionalizada, parceira de nosso dia a dia, de nossa mesa, de nossas dividas, de nossas conta correntes, enfim ela não se encerrará por força de olimpíadas, lava jato, impedimento. Está só no inicio.

Crise política tão clara como a agua ela continuará e também não esperem que com a eventual saída do presidente afastado da Câmara ou ate mesmo a sua prisão ou de outros caciques do poder, a crise politica terá fim. Não vejo luz no fim do túnel e se assim o visse com certeza seria o trem da história vindo em sentido contrário.

Crise institucional tão forte e tão presente quanto as demais crises esta também não será resolvida em curto, médio ou longo prazo. Estimo um longuíssimo prazo.

Teremos eleições no dia 02 outubro de 2016 para elegermos os vereadores e prefeitos. A minha pergunta é: qual o foco que estamos dando ou deveremos dar em relação a estas eleições? O cenário nacional, as crises instituídas e os jogos olímpicos tendem a nos tirar o verdadeiro foco: as nossas casas, nossas ruas, nossos bairros, nossas cidades. Focar no município vai ser um ENORME exercício de imaginação.

 

AS NOSSAS CASAS, NOSSAS RUAS, NOSSOS BAIRROS, NOSSAS CIDADES, ESTES TEM QUE SER OS FOCOS DAS ELEIÇÕES 2016!

cartao-mario

Comentário desabilitado.