00000000000000000000000000000000000000000000000000

Falando sério, nós estamos ou não estamos vivendo uma revisão de nossos valores, todos os valores?

Tive a oportunidade de conhecer um excelente professor, ainda que por via da internet, Leandro Karnal (pesquisem no Youtube), que vem pregando que a ética tem que ser uma cultura a ser resgatada. Ele classifica a ética em dois parâmetros: a grande ética que aquela procedente de Aristóteles, Descartes, ou seja, dos grandes pensadores e a pequena ética que em verdade é mais um conceito de etiqueta do que de valores mesmo.

ÉTICAsubstantivo feminino (só podia ser feminino mesmo, as mulheres, regra geral, são mais éticas do que os homens): GRANDE ÉTICAparte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. PEQUENA ÉTICA conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A palavra “ética” vem do grego ethos e significa aquilo que pertence ao “bom costume”, “costume superior”, ou “portador de caráter“. Princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos.

Em época de eleições vociferamos a palavra ética exigindo dos candidatos aquilo que nós mesmos não praticamos, que nós não utilizamos, esquecendo que o dedo que aponta, o indicador, impõe a existência de 3 dedos apontando contra nosso próprio peito, voltando-se contra nós, basta ver a figura que ilustra esta coluna.

A ética é algo que devemos comer no café, no almoço e no jantar, respirar 24 horas por dia, usar como mantra dia após dia, sem descanso.

Cobrar ética dos outros e não praticar cria um todo de uma geração hipócrita. Temos obrigação em resgatar a ética, até como forma de resgatar-nos, pois uma sociedade sem um pingo de ética é fadada ao fracasso, é fadada a se autodestruir, pois perde os seus próprios prumos.

Exigir ética é muito bom, mas muito melhor seria a pratica. Dizem que todo o bom cobrador é mal pagador e neste ponto somos campeões e cobramos demais porem somos maus pagadores.

Nossos códigos sociais e morais estão carregados de ética, sabemos muito bem como agir e conduzir as coisas porem estamos longe da verdadeira ética.

SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO. Mahatma Gandhi

cartao-mario

Comentário desabilitado.