FALANDO SÉRIO 130

Falando sério, você em algum momento, seja por que razão, já sentiu o complexo de vira-lata? Eu nunca, pelo menos não como dizem.

“Complexo de vira-lata” é uma expressão criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez.

Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico. Segundo ele: “Por “complexo de vira-lata” entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima”. Grato Wiki.

Não somos vira-latas Mestre Nelson Rodrigues, até porque se vivo estivesse, o que seria uma impossibilidade da vida, o senhor se depararia com os nobre seres assim conhecidos como os mais impressionantes parceiros da vida e que mesmo tendo esta peja são melhores que muitos cães de raça que tem espalhado mundo afora.

Não somos vira-latas e a despeito da grandiosidade que foi a abertura das Olimpíadas 2016, mesmo em meio a crise politica, moral, financeira, social, conjuntural que o país vive, mostramos que somos lindamente criativos.

Em sendo chamado de vira-lata tenho duas maneiras de tratar o assunto: SIM eu sou um vira-lata e me orgulho muito, pois são os melhores cães do mundo, associado ao fato de que, ser vira-lata não é vergonha, pode ser honra. NÃO eu não sou vira-lata e isso não afeta a minha vida em absolutamente nada.

Mas em relação ao complexo em si, em nada nos afeta pois somos superiores não por vaidade, ego ou qualquer besteira, pois somente nós brasileiros passamos tudo o que passamos e continuamos firmes, de pé, lutando, buscando o melhor, assim como fazem os melhores vira-latas do Brasil.

Somos um povo tão forte, valente e guerreiro que sabemos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, por pior que seja a situação, o que nos abala nos fortalece no fim das contas e contra isso não há ninguém no mundo que possa dizer ao contrario.

SER VIRA-LATA PODE SER VIRTUDE OU DEFEITO, VOCÊ ESCOLHE!

cartao-mario

Comentário desabilitado.