novembro-azul

Outubro se finda hoje e levará consigo a campanha do outubro rosa, prevenção ao câncer de mama. Infelizmente não tenho dados de meu município, apenas o constrangedor fato de que neste mês vários médicos foram demitidos, não podendo assim avaliar como se deu, se é que se deu a campanha aqui.

Com a chegada de novembro e a perspectiva da campanha de prevenção ao câncer de próstata só tenho a certeza de que não teremos o mutirão em nossa cidade pela ausência de médicos e de atos da administração. Na ausência destes elementos resolvi escrever sobre a importância da prevenção, e uma informação importante, é preciso SER HOMEM, seja para ler, seja para se conscientizar, seja para realizar os exames e principalmente para se prevenir!

Durante a semana trarei para os leitores uma entrevista com Dr Tarlis Sabadin – médico urologista da Clinica São Camilo em Luís Eduardo Magalhães.

Por enquanto trago um depoimento pessoal: hoje tenho mais de 50 anos e sempre vi a prevenção como um meio mais eficaz e melhor do que ficar propriamente doente. Há alguns anos comecei a fazer o exame de próstata e não me arrependo e não me envergonho disso posto que sei que estou tratando com um profissional sério e competente.

O primeiro empecilho para os homens realizarem o exame de toque é a vergonha, pois acham que perderam a virilidade por fazerem tão importante exame. Larguem mão de preconceitos e de bobagens.

O segundo empecilho é o medo. Medo do que? Vocês vão ganhar com a prevenção e evitar problemas maiores em suas vidas. Podem evitar a morte.

Eu já fiz o exame, não tive medo, nem vergonha e não me arrependo pois sei que estou saudável neste campo e no próximo mês farei novamente.

Temos que deixar a vergonha e o medo de lado e achar que são as mulheres que devem se preocupar com a prevenção, com o cuidado.

Maldito machismos imbecil brasileiro. Como eu disse acima precisa SER HOMEM para fazer este exame. Homem e todos os sentidos.

Caso vocês não saibam o câncer de próstata mata homens com uma velocidade espantosa.

Além do exame de toque há o exame de sangue que, segundo orientações medicas deve ser feito após o primeiro exame pois há o risco de haver influencia de em um no outro. O exame é o PSA – Antígeno prostático específico (PSA) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática

NÃO TENHA MEDO, SEJA HOMEM!

cartao-mario

Comentário desabilitado.