A história nos tem mostrado que combater apenas os políticos não foi bem sucedido.  Vejamos alguns casos: A Itália depois das mãos limpas o país quebrou dando origem a figura nefasta do Berlusconi. Os EUA com eleição do fanfarrão e administrador endividado (me recuso a escrever o nome). A França e a força poderosa da extrema direita na figura de Marie Le Pen e por aí vai. Mas não é só isso, se vemos com clareza, as direitas que se reassumem apostando no fracasso das próprias esquerdas, exemplos próximos temos  Venezuela, a Argentina e porque não o próprio Brasil.

Qual a conclusão lógica que podemos tirar é que a política essencialmente falhou, em todos os sentidos, seja esquerda, seja direita, seja centro e por aí vai.

Chico Xavier em uma de suas obras escreve “fora da caridade, não há salvação”, ai eu pergunto e fora da politica há salvação?

Desde que me entendo por gente tornei-me um apaixonado pela política e como sempre digo pelo estudo da mesma, não a sua prática, posto ser diferente, completamente diferente do que nos ensinaram os grandes mestres, tal como Platão com a República até mesmo o inusitado Maquiavel com O Príncipe.

Política, do Grego: πολιτικός / politikos, significa: de, para, ou relacionado a grupos que integram a Polis, denomina-se a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; a aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. Fonte Wikipédia.

Por que a prática é tão diferente da definição e mais ainda do discurso? Pelo simples fato na explicação de que a teoria na pratica é outra. “A teoria produz o ingênuo. A prática faz o vilão.” Damnus Vobiscum

A vilania da pratica politica por si só justifica o titulo desta coluna posto ter o mundo politico falhado universalmente, porem não vou ser ingênuo de dizer que tenho a resposta para a falta da politica, da mesma forma que não entendo o mundo sem o direito ou a justiça, pois voltaríamos a barbárie.

Falo que as mudanças que vejo nos dias de hoje me levam a acreditar na alternância da roda do poder. O preço, veremos adianta, e quem vai pagar também.

Obrigado meu caro Cornélio.

Meus caros ajudem a ONG VIDA BIXO, você pode doar R$ 10,00 no BANCO DO BRASIL AGENCIA 0231-3 CONTA 36360-X é uma instituição que faz de tudo em favor de quem não pode se defender.

 

Comentário desabilitado.