Muitas vezes nossos erros nos beneficiam mais do que nossos acertos. As façanhas enchem o coração de presunção perigosa; os erros obrigam o homem a recolher-se em si mesmo e devolvem-lhe aquela prudência de que os sucessos o privaram. François Fénelon, As Aventuras de Telêmaco.

Seria tão bom se fosse verdade a pratica da frase acima. Esperamos também que as pessoas aprendam com seus erros e na sequencia que se pratique também de que errar é humano, persistir no erro é burrice. Infelizmente temos pessoas que a insistência no erro, um erro especifico não as torna burras, mas as torna corruptas e ricas.

Tenho acompanhado as noticias da operação lava jato, que é a que está na moda, e me impressiona a completa e total ausência de sentimentos e afetividade por parte dos envolvidos com relação a seus atos. Ao contrario vejo o mesmo sintoma que se evidencia nos sociopatas, a falta de qualquer conectividade entre seus atos e suas vitimas. Os corruptos de hoje são os sociopatas de ontem e isso é cristalino.

Outro fato que chama a atenção, não sei se é descaramento ou sentimento de impunidade, a cara impassível que todos vestem em todos os momentos do processo em frente as câmeras. Vai a mesma cara do momento da prisão ate a condenação, não muda absolutamente nada, parecem mascaras que foram impressas em seus rostos e ali permanecem. Inexiste sentimento de qualquer natureza. Sempre a mesma cara. Isso não é presunção de inocência.

Na gíria dizemos que todo mal para corno é pouco, pois bem todo mal para corrupto é pouco.

O Brasil é civilizado demais para o meu gosto em se tratando de corrupção, corruptos, corruptores, receptadores, traficantes de dinheiro. As penas deveriam ser mais devastadoras ir além do patrimônio, do resgate do roubo, ir além da execração publica, da vergonha nacional e internacional. Muito além!

Enquanto prosseguem as investigações, os procedimentos jurídicos, as sentenças, se avolumam os valores que são apurados e, por sua vez, são menores os resgates aqui e no exterior. Volume de dinheiro roubado X dinheiro recuperado. É pouco, muito pouco para o tamanho da desgraça.

Resgatar o dinheiro, aumentar as penas e punir exemplarmente e, devolver o dinheiro aos cofres públicos, esta deve ser a tônica.

Meus caros ajudem a ONG VIDA BIXO, você pode doar R$ 10,00 no BANCO DO BRASIL AGENCIA 0231-3 CONTA 36360-X é uma instituição que faz de tudo em favor de quem não pode se defender.

 

Comentário desabilitado.