Ações para potencializar o turismo de Barreiras foram discutidas durante Festival Primavera no auditório do Sebrae

Mais de 80 participantes dos setores de hotelaria, bares, restaurantes e turismo expuseram seus anseios e necessidades relacionadas ao turismo da região

O auditório do Sebrae, no Festival Primavera, foi palco de um debate para discutir ações para potencializar o turismo de Barreiras, no Oeste da Bahia, na noite desta quinta-feira, 21. A ação contou com a presença de mais de 80 participantes dos setores de hotelaria, bares, restaurantes e turismo que expuseram seus anseios e necessidades relacionadas ao turismo da região. O debate foi conduzido pelo Gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso, o Prefeito Municipal de Barreiras, Zito Barbosa, a Diretora de Turismo, Mirtes Lima, o Subsecretário de Meio Ambiente e Turismo, Demostenes Júnior e o Secretário de Meio Ambiente, Ailton Silva.

Durante o encontro foram apresentadas sugestões para qualificar o município como destino turístico do estado, consolidando a cidade em um polo de Turismo da Zona Caminho do Oeste. Para isso, serão feitas revitalizações de conselhos municipais e regionais de turismo, conscientização da sociedade sobre a importância do turismo para o crescimento econômico e a profissionalização da gestão de serviços  turísticos.

Emerson Cardoso, Gerente Regional do Sebrae, conta que essa é uma ação importante para impulsionar toda a economia local, gerando emprego e renda. “Inicialmente é necessário o fortalecimento do protagonismo local e a participação efetiva do trade turístico nas discussões e proposições de melhoria”, pontuou. “Nossa participação será na gestão das micro e pequenas empresas ofertando treinamento empresariais e soluções de inovação através do Sebraetec”, finalizou.

O empresário Genivaldo Alves, Guia Turístico e proprietário da Skillos que atua com técnicas verticais de rapel ficou muito animado com a discussão. “Esse é um momento importante para Barreiras, temos potencial para alavancar o turismo regional, agora é unir forças e cobrar os resultados”, ressaltou. No decorrer do evento, os participantes puderam fazer perguntas e dar sugestões para melhorar o projeto. E ficou acertado de realizar uma próxima reunião para a criação de um Conselho gestor para aprimorar o que foi discutido.

Dentre várias atividades apresentadas pela prefeitura, destacam-se a criação do primeiro parque eco turístico de Barreiras localizado na cachoeira do acaba vida (Parque da Vida), revitalização do Mercado Caparrosa, rotas gastronômicas da Galinha Caipira da Nanica e a do Peixe nos Três Bocas.

O Prefeito Municipal de Barreiras, Zito Barbosa afirmou o compromisso com o turismo local e pretende, com essas ações, transformar Barreiras em referência na região. “Já demos o pontapé inicial com inclusão e melhoria de cinco grandes eventos municipais – o carnaval, FLIB (Feira Literária de Barreiras), São João, o Festival primavera e a Exposição Agropecuária. Além disso, os investimentos no setor vão movimentar nossa economia, por isso, são tão importantes”, frisou.

Próximas atividades

Nesta sexta, 22, a programação no auditório do Sebrae durante o Festival primavera conta com os temas “Atitudes vencedoras em vendas” e “Como inovar no atendimento para atrair clientes” e, encerrando o evento, no dia 23, acontecem: “Empresa legal: como escolher a melhor forma de tributação para seu negócio”, e “Barreiras Investe: Encontro empresarial com o setor industrial”, este último também contando com a presença do chefe do executivo municipal, das 20h30 às 22h.

As inscrições para os eventos podem ser feitas pela Loja Virtual do Sebrae (http://www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/). Mais informações, na sede da instituição, que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Festival Primavera

O Festival Primavera de Negócios e Entretenimento tem por objetivo incentivar o comércio, cultura e o desenvolvimento de Barreiras e Oeste da Bahia. Ocupa a uma área coberta de 2 mil metros quadrados, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, aberto ao público, com entrada franca, de 17h à meia noite.