No início do ano a Banda 26 de maio passou por um problema de estruturação que hoje já foi resolvido e enfim os músicos puderam comemorar na noite de terça-feira (28) seus 28 anos de criação.  A solenidade que teve lugar no Coreto da Praça Duque de Caxias, contou com a participação especial da Banda do 4º Batalhão de Engenharia e Construção – BEC e da Filarmônica Municipal Heliodório Ribeiro de São Desidério – BA.

O Prefeito Zito Barbosa acompanhado da Diretora de Cultura, Emília Moreno, da Chefe de Gabinete, Marileide Carvalho, da Diretora da Escola de Música Antoninho Sampaio, Maria Auxiliadora e do Assessor Especial, Alcione Rodrigues, participou do evento e foi homenageado pelos músicos da 26 de Maio.

Em maio desse ano, a Banda 26 de Maio foi declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Barreiras, através da Lei nº 1.241/2017, de 09 de maio de 2017. Composta por 40 músicos, tendo como regente o maestro Fábio Menezes, a Banda coopera com a divulgação e a democratização da cultura musical em Barreiras e região.

Em outubro desse ano, a Prefeitura investiu mais de 200 mil reais através do Programa Cultura e Arte por Toda Parte na manutenção de 29 instrumentos musicais, entre flauta transversal, saxofone, tuba, bombardino, clarineta, trompete e trombone, para assegurar melhores condições de trabalho aos músicos da banda, bem como garantir a qualidade do espetáculo em suas apresentações.

Homenageado pela banda especialmente nas palavras do músico Reginaldo que é um dos veteranos na composição da banda, o Prefeito Zito Barbosa falou do apreço pela banda e pelas manifestações culturais na cidade.

“Valorizar a cultura é preservar a memoria da nossa gente. É ter respeito pelo nosso povo, por isso nosso governo seguirá priorizando investimentos na cultura e na educação. Parabenizo a Banda Municipal 26 de Maio pela passagem de 28º aniversário de criação e faço votos que este Patrimônio Cultural e Imaterial de Barreiras siga nos proporcionando muitos e muitos espetáculos”, disse o prefeito Zito.

A Banda 26 de Maio participa de diversos eventos na comunidade despertando interesses, resgatando culturas, educando e reeducando o pensar das novas gerações para que as tradições históricas relacionadas à sua atuação não caiam no esquecimento.

No final da cerimônia todos contemplaram o concerto em comemoração ao aniversário com várias músicas ministradas pela Banda Municipal 26 de Maio e bandas convidadas.

Comentário desabilitado.