Uma comitiva formada por representantes de cooperativas de catadores de resíduos sólidos esteve, nesta quinta-feira (30), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano,  onde foi recebida pela secretária Jusmari Oliveira e pelo superintendente de Gestão Territorial, Armindo Gonzalez. O grupo solicitou apoio da Sedur ao projeto Ecofolia Solidária, que é realizada há 14 anos durante o Carnaval de Salvador, com ações em parceria com o Governo do Estado na preservação ao meio ambiente e geração de renda para os catadores. Além de destacar a importância da regulamentação da política estadual de resíduos, aprovada em 2014, assim como a inclusão social dos catadores no processo.

A secretária indicou o apoio da Sedur junto ao projeto, e destacou o acompanhamento das ações através da SGT. “Esse é um projeto importantíssimo e feito por pessoas que a Sedur tem todo interesse que sejam nossos parceiros nesse papel fundamental que é o do cuidado com nossos resíduos”, disse a secretária. Jusmari ainda destacou a necessidade da manutenção do diálogo constante entre cooperativas e poder público no sentido do fortalecimento do trabalho dos catadores.

A partir do encontro, o superintendente Armindo Gonzalez solicitou ao grupo que forneceram informações acerca da infraestrutura das suas cooperativas para que tratativas em relação a projetos e parcerias possam ser estabelecidos, levando inclusive a rede de cooperativas ao interior do estado. A reunião contou com a presença de Joilson Santana, assessor técnico do Centro Arte Meio Ambiente; de Edson de Jesus, da Recicop; Marlene Santos, da Coopelix e Arlinda Bastos, da Cooperes; e Gerino Carvalho, da Central de Movimento Populares de Barreiras.

Comments are disabled.