Transmitir um novo olhar sobre o desenvolvimento urbano nas cidades do Oeste da Bahia é uma das propostas da disciplina Arte e Cidade, do curso de licenciatura em Artes Visuais da UFOB de Santa Maria da Vitória. Como resultado das reflexões e atividades do componente curricular, os estudantes criaram a videoinstalação “Habitar no Sertão: morar, circular, trabalhar, recrear-se”, que foi selecionada para integrar a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, na categoria dedicada às Escolas de Arquitetura e Estudos Urbanos.

Orientado pela professora Ana Luisa Ribeiro, um grupo de 40 graduandos  percorreu e analisou 10 municípios do Sertão do São Francisco. Durante o trabalho de campo, os estudantes realizaram caminhadas, entrevistas, anotações, fotografias e vídeos que fizeram emergir uma nova imaginabilidade da Região.

Videoinstalação será exibida neste sábado (9) na Bienal de Arquitetura de São Paulo


“Tradicionalmente, os estudos urbanos se focaram nas grandes cidades, onde os problemas de moradia, transporte, emprego e lazer se multiplicam constantemente. Porém, no fluxo contínuo da urbanização brasileira, cidades pequenas e médias também cresceram, urbanizaram-se, e refletir sobre a maneira de habitá-las é urgente”, explica a professora.

Neste sábado (9), a docente, acompanhada da monitora de ensino e duas estudantes, realizarão roda de conversa às 16h, no SESC Parque Dom Pedro II, na capital paulista, para debater as cidades do Oeste da Bahia com o público da Bienal.

Ficha técnica
“Habitar no Sertão: morar, circular, trabalhar e recrear-se”
Duração do vídeo: 30′
Direção: Ana Luísa Ribeiro
Edição: Elton Paz e Guido Giglio
Imagem e captação: Elton Paz, Renata Pinho, Cássio Dourado, Andressa Souza, Conchita Faislon, Ana Luisa Ribeiro, Adenísia Santos, Aldo Pereira, Élida Santos, Fabrício Santos, Fernanda Pereira, Ivanilto Santos, Jailma de Souza, Jaine Domingues, Jeisse Castro, Karem Cortes, Lília Passos, Lucas Nunes, Luiz Henrique Silva, Maiana Santos, Maire Gonçalves, Marinez Nogueira, Raiana Santos, Ramon Lima, Rita Costa, Roseli Almeida, Sebastiana Caldeira, Tais Almeida, Tatiane Arbilem, Uhemya Gomes, Valdinéia Costa, Vânia de Oliveira, Vandinéia de Souza.
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Núcleo de Audiovisual (NAVI).

Comentário desabilitado.