A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães continua realizando o Mutirão de Cirurgias no Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá Oliveira. Durante o fim de semana, dezenas de pessoas foram submetidas a intervenções cirúrgicas em diversas especialidades.

“É nossa prioridade tirar esses pacientes da fila de espera e proporcionar uma melhor qualidade de vida para eles”, exclamou o prefeito Oziel Oliveira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas 8 cirurgias ortopédicas de tornozelo, pé, mão e punho; 2 laqueaduras; 5 procedimentos a fim de colher material para realização de biópsia, além de 18 partos.

Catarata

Outra conquista no atendimento médico público é em relação ao tratamento da catarata. Até o ano passado, para fazer esse tipo de cirurgia, os pacientes precisavam se cadastrar em um programa do Governo do Estado da Bahia e se dirigir aos polos regionais. A situação mudou e atualmente o procedimento é feito aqui na cidade. Só no domingo, foram realizadas 30 cirurgias em pacientes locais. A catarata compromete a visão, podendo até causar a cegueira. A doença é uma das que mais atingem pessoas da terceira idade. Dona Perolina Francisca da Silva passou pelo procedimento e comemorou os resultados. “Estou muito feliz. Foi tudo muito rápido e por incrível que pareça, já estou enxergando tudo. Finalmente estou livre dessa doença. É um grande presente de fim de ano”, vibrou a paciente de 87 anos.

“A cura da catarata não significa apenas a melhoria na visão. Acidentes comuns provocados pela dificuldade de enxergar, como as quedas, por exemplo, praticamente deixam de existir. Não podemos esquecer que as pessoas também se sentem mais à vontade para realizar atividades sociais”, encerrou Oziel.

Comments are disabled.