Barreiras se prepara para a “Folia de Reis”

 

A alegria do reisado invadiu a sede da Prefeitura de Barreiras, na tarde desta quinta-feira, 04. Servidores municipais ficaram encantados com o colorido, a animação dos músicos e o samba de roda dos foliões do Terno de Reis da Morada da Lua. A festa de Santo Reis será realizada no dia 06 de janeiro, a partir das 18h:30, na Rua José Mariano. Enquanto isso, os representantes do bairro percorrem a cidade em busca de doações para realização do evento.

Doze músicos iniciaram os preparativos e as arrecadações no dia 25 de dezembro.  Segundo o músico José Carlos dos Santos, a folia de Reis entrou em sua vida após uma promessa. “Essa é uma tradição viva desde o tempo dos meus avós, tive um problema de doença na família e fiz uma promessa, acabei ficando no reisado até hoje”, destacou.

O samba de roda ao som do tambor, zabumba, gaita e outros instrumentos contagiou o ambiente administrativo, a vice-prefeita Karlúcia Macêdo recepcionou o Terno de Reis. “O reisado faz parte da nossa cultura, é muito bonito de ver toda essa alegria aqui na Prefeitura e a admiração dos servidores. O Governo Municipal recebe de braços abertos todas as manifestações populares que façam bem a nossa comunidade”, comentou.

A folia de reis faz parte da tradição cristã portuguesa e espanhola que foi trazida para o Brasil, provavelmente no século XIX, com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Ela é celebrada durante 12 dias desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 06 de janeiro, quando os reis magos chegam a Belém. (Fonte: https://www.todamateria.com.br/folia-de-reis/)