A verdadeira história dos Três Porquinhos, é que sua história não é original da Disney, o conto original foi publicado em 1853, pelo escritor australiano Joseph Jacobs. Porém, existem versões semelhantes bem mais antigas que essa data, como a dos Irmãos Grimm, que na verdade conta história do Lobo e Sete Cabritos. Na Disney eles ganharam os nomes de Heitor, Cícero e Prático.

No Brasil eles ganharam os singelos nomes de Executivo, Legislativo e Judiciário, três poderes independentes e harmônicos entre si.

Quando eu era criança pequena la em Porto Alegre aprendi que o Legislativo faz as leis; O Executivo executa ou faz cumprir as leis e o Judiciário julga. Isso foi o que aprendi nas minhas aulinhas de educação moral e cívica, depois OSPB, e por fim, na faculdade, EPB. Isso foi o que eu aprendi.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. CF/1988

O que nós vemos hoje em dia: qualquer dos três poderes legisla, qualquer um dos três poderes julga, qualquer um dos três poderes executa. Que zorra é essa? Perderam o fio da meada?

As competências do Legislativo estão previstas nos artigos 48 e seguintes da CF/88;

As competências do Executivo estão previstas nos artigos 84 e seguintes da CF/88;

As competências do Judiciário estão previstas nos artigos 92 e seguintes da CF/88.

Eu recomendo a leitura destes artigos ate para termos base de discussão e parâmetros, inclusive para não falarmos besteiras, ate mesmo nas rodas de cerveja onde se formam os guerrilheiros de boteco.

Mas o que temos hoje em dia é o samba do criolo doido, todo mundo quer gritar, todo mundo quer ter razão, todo mundo atravessa o samba e por fim ninguém canta o que tem para cantar.

Fala-se muito hoje em dia na judicialização da política e da politização do judiciário, ainda que ambas sejam verdadeiras, ambas estão erradas em conteúdo, forma e utilização. Aquela expressão dos antigos que dizia “cada macaco nos seu galho”  não consegue ter eco dentro dos poderes.

Um erro crasso que cometemos é o de dizer que os membros do judiciário, cortes superiores não são eleitos, mentira. Como os membros são obrigados as sabatinas do Senado, por extensão eles são “eleitos” por aqueles que nós elegemos.

A pior herança maldita que vivemos está na desorganização dos três poderes ou dos três porcos, pois só estão fazendo PORCADA ou PORCAIADA. Fica ao gosto do cliente, o cidadão, o eleitor.

Assim como o Legislativo e o Executivo são escolhidos pelo voto direto, o Judiciário também o deveria ser, só que internamente, e sem passar pelas sabatinas.

Comments are disabled.