Repórter quase é atingindo por raio no meio de uma reportagem

Hoje ( 16 ) é comemorado o dia do Repórter, profissão das mais instigantes do mundo, todo jornalista começa a vida pela reportagem não importando as dificuldades que existam ou que apareçam, reportar é uma arte de levar a informação da melhor maneira possível para o seu público, seja de jornais, rádio, tv  e agora dos sites. Mas agora existem os repórteres  das mídias sociais, sim a cada dia que passa surgem repórteres nas redes sociais que querem por querem dar uma notícia e na maioria das vezes sem checar, mas nem por isso deixam de ter o espírito de informar. Para aqueles que querem ser repórteres seja aonde for tente checar a informação para que não prejudique alguém, lute pela notícia mas lute pela notícia limpa, o bom repórter informa  de maneira  correta e cuidado com o chamado fake news tão falado e propagado no mundo inteiro e ao mesmo tempo combatido por quem se sabe que a notícia deve e precisa ser verdadeira. DIAGA NÃO AO FAKE NEWS, caro repórter.

O que é ser Repórter

A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público. Todo o repórter é jornalista, mas não são todos os jornalistas obrigatoriamente repórteres.

O repórter é um cargo que pode ser ocupado por um profissional que foi habilitado, através do curso de Jornalismo, para desempenhar a comunicação social por meio das mídias.

A principal tarefa do repórter é a cobertura de pautas e notícias, com investigação profunda dos fatos, entrevistas e produção de um texto explicativo, imparcial e direto para o leitor ou telespectador.

O cargo de repórter está presente em todas as áreas da comunicação social, seja na televisão, rádio, internet ou jornalismo impresso. A figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdos apurados e com qualidade profissional.

No Brasil ainda são comemoradas datas específicas para o Dia do Repórter Fotográfico (2 de setembro) e o Dia do Repórter Policial (31 de outubro).

Euclides da Cunha, considerado o primeiro Repórter do Brasil

História

Em 1442, o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas – antes a impressão era manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o surgimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.

No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século IXX, como O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens. Essas são caracterizadas pelo aprofundamento investigativo da informação, pesquisa, contextualização, abordagem multiangular e narrativa diferenciada.

Euclides da Cunha é considerado por alguns como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, o autor de Os Sertões entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os personagens da guerra, como Antônio Conselheiro, e narrou para o jornal o que acontecia no arraial.

Mensagem para o Dia do Repórter

“Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma! Parabéns pelo seu dia, repórter!”

“O repórter é o profissional caçador de notícias que nos informa a cada dia de todos os fatos ocorridos no mundo”.

OBS: a foto de capa é da   repórter Lanna Coelho entrevistando um  ator em simulação de acidente para a TV Equinócio, afiliada da Record… – Diga não ao fake News.

Comentário desabilitado.