Câmara de vereadores de Barreiras reabre trabalhos com homenagens e inaugurações

Em Sessão Solene, realizada nesta terça-feira, 20, a Câmara de Barreiras deu início aos trabalhos Legislativos de 2018. Com o plenário lotado, além de autoridades de diversos segmentos, os vereadores receberam o prefeito Zito Barbosa que levou a mensagem do Executivo ao Legislativo.

Em seu discurso o presidente Gilson Rodrigues falou sobre os desafios da vida pública e destacou a reforma que foi feita no Prédio da Câmara durante três meses. “Quero agradecer aos funcionários desta Casa que se empenharam muito para que hoje entregássemos este trabalho. Estou feliz porque a Mesa Diretora, comprometida com o projeto desenvolvido, a partir de agora possibilita um melhor atendimento aos visitantes desta Casa, além de oferecer melhores condições de trabalho aos vereadores e servidores”, afirmou.

Já o prefeito Zito Barbosa, na mensagem deixada ao Legislativo, fez um balanço dos trabalhos realizados em 2017, enfatizando os resultados alcançados em diversas áreas e agradecendo aos vereadores o apoio aos projetos e disse  ” Façam oposição a mim, mas não façam oposição a Barreiras ” e foi bastante aplaudido pela platéia formada em grande parte por  pessoas ligadas a prefeitura, uma estratégia inteligente já teria corrido o boato que haveria novas manifestações dentro da câmara, mas que dessa vez foi ocupada primeiro pela situação.

Pouco antes da placa em homenagem ao Vereador Aroldo Cavalcante que passa dar nome ao plenário, o Vereador Vivi Barbosa pediu o uso da palavra que foi negada pelo presidente Gilson Rodrigues, preferindo encerrar a sessão.

Segundo consta no regimento interno da câmara o vereador teria direito a falar e segundo próprio disse o  Vereador ele iria questionar o prefeito Zito Barbosa sobre o Novo código tributário, mas o presidente Gilson Rodrigues baseado também em um dos artigos do regimento interno e no uso da sua autoridade de presidente preferiu não dar a palavra a nem um vereador na noite de ontem por se tratar de uma noite festiva e de inaugurações.

 

Homenagens

A primeira sessão do ano foi marcada por homenagens a famílias de ex-vereadores. A Câmara deu início a um projeto que conta a história de Barreiras e valoriza as pessoas que contribuíram para o crescimento do município. Foram confeccionadas galerias de fotos que vão servir para o resgate histórico e contribuir para o trabalho de pesquisa, contemplando ex-prefeitos e ex-parlamentares e visam ainda o registro dos mandatos.

A família do suplente de vereador José Queiroz Barreto Neto (Zé Manteiga) foi homenageada. A Galeria dos vereadores em exercício leva o nome dele. A matriarca Alzira Xavier de Lira e a esposa, Michelle Zimmermann, felizes, receberam placas pelo reconhecimento dos serviços prestados por José Queiroz Barreto Neto, à sociedade.

Já o plenário leva o nome do vereador Aroldo Cavalcante que assumiu a presidência da Câmara na Legislatura de 1948/1951. A senhora Ormélia Souza Cézar Holanda e o ex-vereador Luís Holanda, representaram Maria Socorro de Souza Santos, filha do então presidente.

A reforma

O prédio da Câmara Municipal de Barreiras foi inaugurado em 27 de março de 2006, e nestes 11 anos não passou por nenhuma reforma, apenas por reparos. Na reforma realizada no prédio foram feitas as seguintes melhorias: revisão e manutenção do telhado; troca de piso; pintura interna e externa; troca de luminárias –passando do sistema convencional para Led; reparo de todo o forro em gesso; substituição de portas de madeira por vidro; reparo da pavimentação em bloquete da área do estacionamento e melhoria do sistema de esgotamento e escoamento de água da chuva, além da instalação de placas e testeiras personalizadas para identificação dos gabinetes e departamentos, e instalação de galerias e painéis históricos.

A grande inovação diz respeito ao Plenário Aroldo Cavalcante, onde foram feitas várias mudanças, como a regularização do piso; novo revestimento em carpete; adequação das paredes para assentamento de revestimento em carpete; construção de rampas para acessibilidade; reposicionamento das Tribunas para melhor diálogo entre os vereadores e o público; cabeamento para câmeras; revisão da sonorização; nova iluminação; investimento na melhoria da climatização; aquisição de novas bancadas e placas de identificação para os vereadores.