A edição 2018 da Festa Literária de Barreiras – FLIB, já está confirmada para o mês de maio. O evento cultural, educacional e social voltado à promoção da literatura, já é um projeto consolidado e reúne Prefeitura de Barreiras, UNEB, UFOB, NTE11, escolas públicas e privadas, Academia Barreirense de Letras – ABL, IFBA, Sistema S (Sesi, Sesc e Senai), além de escritores e voluntários.

Toda formatação da FLIB está acontecendo de forma conjunta, com discussões e construção participativa. A terceira reunião aconteceu hoje, 15, na sala de reuniões da UNEB reunindo os parceiros e realizadores com objetivo de definir a programação oficial, apresentações culturais/ artísticas e as responsabilidades de cada instituição dentro do projeto.

A diretora de cultura, Emília Moreno explicou que o tema desse ano é “O Oeste na Rota das Letras”, referenciando principalmente os literatas de Barreiras e artistas regionais.

“Já estamos preparando a FLIB desde o ano passado, reunindo os parceiros e discutindo sempre com a ABL a valorização dos nossos escritores. Queremos homenagear também os artistas da terra como Ataliba, Randesmar, Bosco Fernandes, Galdino, Zeca Pereira, Reginaldo Regis, Clebert Luiz, Roberto de Sena e tantos outros que são patrimônio cultural de Barreiras. Com certeza, este ano vamos envolver ainda mais a participação das escolas municipais, da Escola Municipal de Música Antonino Sampaio, a Biblioteca Municipal Folk Rocha e o Museu Municipal Napoleão Macêdo”, disse a diretora Emília.

A Festa Literária está programada para ter 3 dias de duração, dentro de uma megaestrutura que será montada no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha. As escolas e expositores usufruirão de palcos para apresentação de dança e arte, auditório para palestras, área para mesas redondas, praça de alimentação e stands.

A presidente da ABL, Ananda Lima afirmou que está emocionada com o enfoque nos escritores locais e regionais, e que a expectativa é reunir milhares de pessoas e mergulhá-las no mundo da literatura.

“ Estamos caminhando firme com todos os realizadores. Nossa meta é realmente apresentar os nossos escritores, obras e literatura regional como a “rota das letras”, por isso teremos os membros da academia e escritores regionais todos reunidos, participando de debates, palestras e mesas redondas. Tudo isso junto a uma grande feira de livros e diversas atrações culturais”, disse Ananda.

Durante o encontro, também foram apresentadas as definições para a comemoração dos 20 anos do Curso de Letras da UNEB, e simultaneamente a exposição do primeiro jornal impresso de Barreiras, que completou 110 anos, abrindo a possibilidade de convites à profissionais da imprensa nacional para prestigiarem a FLIB.

Comentário desabilitado.