Localidade do Taguá, em Cotegipe, é beneficiada com água tratada no oeste da Bahia

Localizado ao lado do rio Grande, o distrito do Taguá, em Cotegipe, no oeste da Bahia, passou a ser beneficiado com água tratada e de qualidade. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), investiu cerca de R$ 116 mil para instalação de conjunto motor-bomba e equipamentos elétricos nas estações de captação e tratamento, além de montar um laboratório de análise de água. O sistema de abastecimento vai atender cerca de 280 famílias.

Há mais de 30 anos em Taguá, a moradora Isabel da Rocha, 64, elogia a qualidade da água. “Antes, vinha sempre muito barrenta e suja. Não tinha tratamento. Agora é diferente. Olha só a água branquinha”, fala ela, ao mostrar a água enquanto lava a louça na pia da cozinha. Já o esposo, José Joaquim da Rocha, 63, também está surpreso com a diferença da água. “Agora eu posso beber água da torneira. Antes tínhamos que comprar, porque nem passando pelo filtro, a gente podia consumir”, reforça.

Para Valdinéia dos Santos Almeida, técnica do posto de saúde da localidade, o início da operação da água pela Embasa vai reduzir a quantidade de pessoas que passam pela unidade de saúde por causa de doenças de veiculação hídrica, como verminoses que trazem sintomas como diarréia, principalmente nas crianças. “Agora a realidade será bem diferente e acredito que vai reduzir muito a quantidade de pessoas que vem até o posto com doenças provocadas pela má qualidade da água”, afirma.

Nesta terça-feira (13), os técnicos da área operacional e social da empresa prestaram informações sobre os processos de captação, tratamento e distribuição e o cadastramento dos imóveis durante uma reunião com a comunidade. Durante a ação, o gerente operacional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, e a assistente social, Geisa Mendes, reforçaram sobre a importância do uso racional da água e alertaram para a importância de identificar vazamentos dentro da rede do imóvel antes de chegar a primeira conta de água.

Ao acompanhar o encontro, o morador Durcelino Santana Dória, 55, gostou do encontro que vai incentivar as pessoas a usar a água sem desperdício. “Com o medidor de água e a conta, vai ajudar as pessoas a gastarem de forma mais controlada. Como explicaram, a água é somente para as atividades de dentro de casa”. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas educativas com dicas para usar a água de forma racional e da lavagem do reservatório, além de informações sobre as tarifas e conta de água.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)