Violência Doméstica foi de palestra para idosos no PROMATI

Cerca de 80 idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento da Terceira Idade (Promati) participaram, na tarde desta quinta-feira (22), de uma palestra sobre violência doméstica na terceira idade.

A psicóloga e coordenadora do Programa Borboleta, Flávia Rizkalla, que apoia as mulheres vítimas de agressões, falou sobre formas de prevenção, as consequências para os agressores e a importância da denúncia por parte das vítimas.

Flávia Rizkalla destacou a importância das informações para os idosos, que são muito vulneráveis a todos os tipos de violência e negligência. “É muito comum encontrar pessoas com idade superior a 60 anos vítimas de violência física, psicológica, como o abandono afetivo e também da violência financeira, quando têm valores subtraídos quase sempre por pessoas próximas”, enfatizou.

Há 10 anos, a dona de casa, Maria do Carmo, de 60 anos, participa das atividades e ficou feliz com a palestra. Ela afirma que já presenciou agressões físicas a idosos e garante que não quer passar por situação semelhante.

“Hoje o dia foi especial. Porque, a partir de agora, saberemos como nos proteger de possíveis ataques. Essas orientações são muito importantes”, comemorou.

O Programa Borboleta é desenvolvido pela Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Luís Eduardo Magalhães. Para fazer denúncias sobre agressões contra mulheres vítimas de violência basta ligar para o número (77) 98802-3662, sem a necessidade de identificação.