O oeste da Bahia, mais especificamente Barreiras, começa a se tornar polo de mão de obra profissional. Considerada uma região importante para o agronegócio do Estado e do País, tem se destacado, nos últimos anos, pela oferta de novos cursos nas Faculdades e Universidades da cidade, entre elas públicas e particulares.

A exemplo, o curso de Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e na Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), sendo a primeira pública e a segunda particular. Os cursos tem atraído muitos estudantes da cidade de Barreiras e região que vêem uma oportunidade de estudar e exercer a profissão na sua localidade.

“Daqui alguns anos vamos ter uma enxurrada de novos médicos no oeste da Bahia. Só aqui no Colégio e Curso Gauss, desde 2015, ajudamos a aprovar mais de 90 alunos e, em sua grande maioria, na UFOB, em Barreiras. Até agora, neste ano (2018) foram 42 aprovados, sendo 18 na UFOB”, afirma o coordenador e professor do Colégio e Curso Gauss, Juvenal Dias.

Se formar e ser médico em Barreiras, esse é o objetivo de Marks Palony Silva Santos, de 21 anos, ex-aluno Gauss e que está no final do segundo semestre de Medicina na UFOB. “Desde o início, a minha vontade era passar aqui na minha cidade (Barreiras) para depois poder atuar aqui na região. E esse é um dos meus primeiros objetivos como profissional: dar esse retorno para a sociedade”, disse ele.

A coordenadora e orientadora educacional do Colégio e Curso Gauss, Michelli Brasil, alerta para rotina de quem quer passar em um curso como o de Medicina, que exige muita dedicação e esforço por parte do aluno, além de um acompanhamento pedagógico e psicológico por parte da instituição de ensino.

“Aqui no Gauss, através do Pré-Med, que é o nosso cursinho específico para Medicina, trabalhamos o aluno em todas essas competências, contribuindo na administração dos anseios e inseguranças que os acompanham nessa etapa”, reforçou Michelli.

 

Comentário desabilitado.