A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB) passa a administrar o Distrito Industrial do município. O acordo de cooperação foi firmado, nesta sexta-feira (23/03), entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e a Associação.

            Jaques Wagner, gestor da pasta, afirmou que a autonomia da associação garante mais agilidade na tomada de decisões e é uma ótima opção para região. ‘É muito melhor que quem pisa no problema, tenha a gestão do mesmo porque conhece a realidade local’, afirmou o secretário.

            O distrito industrial de Barreiras tem uma área total de 1.167.500m² e conta atualmente com 12 indústrias em funcionamento, que gera uma média de 400 empregos. O local conta ainda com 4 unidades em implantação e mais 10 em processo de implantação. A perspectiva é que quando todas as 26 empresas estiverem em funcionamento o número de empregos cheguem a 3 mil.

            O diretor-presidente da Sudic, Jairo Vaz, afirmou que com a transferência, as empresas passam a gerir suas próprias necessidades com mais agilidade e economia. ‘Os municípios de Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus e Luís Eduardo Magalhães já estão gerindo seus distritos, já no Centro Industrial de Aratu, a gestão é parcial e em breve, Juazeiro e Ilhéus também vão assinar o acordo de cooperação’, explicou Vaz.

            O presidente da ADIB, Mário Jaskulski, comemora a autonomia industrial e vislumbra a geração de mais empregos e renda. ‘A gestão do local vai facilitar a administração junto às empresas. Cuidaremos de perto da iluminação, do acesso, limpeza, monitoramento e fechamento do distrito que conta com uma diversidade no segmento como beneficiamento de alimentos, bebidas, material de limpeza, embalagens, gráfica e perfilados’, afirma.

Energia Solar

            As indústrias Tio Mário, de propriedade do empresário e presidente da ADIB, Mário Jaskulski, passou há 20 dias a operar suas duas unidades com energia solar, uma de sacaria e outra de beneficiamento de cereais, que juntas geram 45 empregos. “Sou pioneiro no projeto dentro do distrito, mas essa é uma tendência natural. Hoje para conseguir produzir tem que reduzir custo e minha estimativa é que teu tenha uma redução de 70% na conta de energia”, finaliza.

Fonte: Ascom/SDE

Comentário desabilitado.