A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade que utiliza recursos fisioterapêuticos no tratamento estético, embasados cientificamente. Os fisioterapeutas dermatofuncionais são profissionais especializados que promovem estudos científicos de todas as aplicações e ações terapêuticas.
Esta especialidade foi reconhecida pelo COFFITO, através da resolução 362 e oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele (facial e corporal). O fisioterapeuta dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde com riscos menores, promovendo a melhora da sua saúde e do seu bem-estar, elevando a autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida.


A análise da pele é um dos passos mais importantes para se definir a forma de tratamento após o reconhecimento das alterações que ocorrem nos tecidos que compõem sua estrutura tegumentar. Qualquer alteração presente na estrutura da pele seja qual for a causa que provocou, caracteriza a formação de lesões elementares. Os mecanismos indutores de lesões elementares podem ser de natureza circulatória, inflamatória, metabólica, degenerativa ou hiperplásica.

Dependendo dos tipos de lesões e das causas, podemos classificar as lesões da pele quanto a modificação da cor, eflorescências elementares de conteúdo (sólida ou líquida, eflorescências por solução de continuidade, eflorescências elementares caducas (escamas, crostas ou escaras) e as seqüelas.
As manchas pigmentares estão relacionadas à melanina e podem ser classificadas em hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas. As manchas hipercrômicas apresentam um tom escuro por excesso de melanina no local onde estão presentes; as manchas hipocrômicas são claras por apresentarem menor quantidade de pigmento e por fim as manchas acrômicas são desprovidas de melanina, como vemos no vitiligo.
As seqüelas são as cicatrizes e as atrofias. Cicatrizes são seqüelas provenientes de uma lesão da pele e as atrofias são cicatrizes caracterizadas pela diminuição de espessura da pele. As lesões comuns da pele são abscessos, cistos, cicatrizes, comedões ou cravos, nódulos, pápulas, pústulas e vesículas.
O envelhecimento causado pelo sol é chamado de fotoenvelhecimento, as reações na pele são acumulativas ao longo da vida. A pele jovem é uniformemente pigmentada e sem manchas, a pele envelhecida e exposta ao ser manchada fica amarelada, frouxa, áspera com rugas e poderemos ter mutações gerais nas células que poderão levar ao câncer de pele. É importante conhecer o tipo de pele, pois há as mais sensíveis (claras) e as menos sensíveis (morenas). Para ambos os casos, a orientação para exposição ao sol é a mesma: o horário entre 10 e 15h deve ser evitado.

Aonde ir :

A Doutora Marília Monte está atendendo em novo endereço  com mais conforto para vocês clientes/pacientes.
com novos tratamentos estéticos corporais e faciais com protocolos exclusivos!!!

Marque já a sua avaliação!!! Ligue: (77) 99951-6338 e 3611-3355

Rua Dom Pedro II, 603 B.  Renato Gonçalves
Barreiras – Bahia

👉 Lipo Detox
👉 Bumbum Turbinado
👉 Dreno Detox
👉 Striort
👉 Dermo Lifting
💆Estética facial e corporal

Comments are disabled.