LEM: Servidores que vão trabalhar no LACEN recebem treinamento

Os servidores que vão trabalhar na unidade de Luís Eduardo Magalhães do Laboratório Central (Lacen), passaram hoje por um treinamento e aprenderam a manusear um equipamento de última geração, capaz de realizar dois mil exames por hora e diagnosticar diversos tipos de vírus. O trabalho foi comandado pela Coordenadora da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública da Bahia, Eliene Macedo Barreto, que abordou também os benefícios da vinda do Lacen para o município.

“Luís Eduardo Magalhães terá um laboratório avançado, capaz de dar resposta imediata a alguns agravos importantes de saúde pública, a exemplo da zika, chicungunya, dengue, febre amarela, HIV e muitos outros que atingem a população”, comentou.

A coordenadora destacou ainda a grande capacidade de atendimento diário, uma vez que a coleta será descentralizada e distribuída nos postos de saúde. Segundo Eliene Barreto, o número atenderá a demanda do município.

O laboratório terá capacidade para receber cerca de duas mil amostras por dia, o que garantirá o atendimento para todos que necessitarem de exames”, frisou.

O secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Felipe Melhem, participou das atividades e garantiu que, além de ampliar o atendimento à população, o Lacen vai reduzir custos de forma significativa para os cofres públicos.

“As verbas utilizadas hoje para pagar a prestação de serviços em unidades conveniadas serão investidas em outras demandas da saúde garantindo, assim, uma melhoria permanente no atendimento aos pacientes de Luís Eduardo Magalhães”, encerrou o secretário.