Começou hoje e vai até o dia 30 de maio a 5ª Campanha Nacional contra Hanseníase e Verminoses. Em Luís Eduardo Magalhães, a abertura foi realizada pela equipe de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, na Escola Angelo Bosa, no bairro Santa Cruz.

A meta é atender cerca de 13 mil estudantes das zonas urbana e rural da rede municipal de ensino, com idade entre 5 e 14 anos. Além do processo de imunização, a campanha pretende também diagnosticar e encaminhar para tratamento os pacientes que apresentem os sintomas da hanseníase, como manchas na pele e dormência em determinada partes do corpo.

“Temos uma equipe especializada para receber pessoas com o diagnóstico da hanseníase. A doença tem cura e pode ser tratada na nossa rede municipal de saúde”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo.

A campanha nacional envolve também o tratamento de Tracoma, uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada a tempo e adequadamente, pode prejudicar a visão e causar cegueira.

No entanto, Arisleide Bispo explicou que o município de Luís Eduardo Magalhães “não é endêmico para a doença e, por isso, não há necessidade de envolver o Tracoma na campanha local”.

A diretora de Vigilância em Saúde, disse ainda que as campanhas contra doenças são imprescindíveis para estimular a população a buscar esclarecimentos sobre formas de contagio e preconceitos. “Além disso, o tratamento oferecido pela rede municipal é gratuito”, finalizou.

A campanha é realizada por profissionais das unidades básicas envolvendo enfermeiros, agentes comunitários de saúde e também profissionais da Educação municipal.

 

Comentário desabilitado.