A campanha Maio Amarelo começou na tarde desta terça- feira (20), em Luís Eduardo Magalhães, em frente à Escola José Cardoso de Lima, no Centro. O movimento chama a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e feridos no trânsito.

A atividade contou com as presenças de estudantes, secretários municipais, agentes de trânsito e do prefeito Oziel Oliveira. O chefe do Poder Executivo municipal destacou a importância da iniciativa e a necessidade do envolvimento de todos para a redução do número de acidentes e vítimas.

“A conscientização é muito importantes para todos que compõem o trânsito. Motoristas e pedestres precisam entender que atitudes simples como obedecer à sinalização e aplicar a direção defensiva são fundamentais para garantir maior segurança nas ruas e avenidas. Por isso, estamos iniciando este trabalho educativo junto à nossa população”, explicou.

Entre as ações programadas para o Maio Amarelo, estão a distribuição de panfletos informativos e a realização de blitz educativas. Uma das novidades é a exposição, em locais de grande fluxo de tráfego de veículos que tiveram perda total provocada por acidentes de trânsito.

Os automóveis e as placas educativas estão expostos no perímetro urbano da BR 242, no cruzamento das avenidas JK e Salvador, na Praça Ayrton Senna, bairro Santa Cruz, na Praça do Jardim Paraíso e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A ideia é promover a reflexão e a mudança de comportamento de pedestres e condutores.

“O objetivo da exposição de veículos batidos é a conscientização dos motoristas sobre as consequências do consumo de álcool, o excesso de velocidade, o uso de telefone celular ao volante e todas as situações que provoquem acidentes”, esclareceu.

Estatísticas

Além do trabalho educativo, os agentes de trânsito de Luís Eduardo Magalhães, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Municipal vêm intensificando a fiscalização. De janeiro a março de 2017, por exemplo, os 13 agentes realizaram 998 abordagens e aplicaram 572 notificações.

Também foram registradas 12 blitz, 69 ocorrências e 78 acidentes de trânsito em Luís Eduardo Magalhães.
Já no mesmo período de 2018, os números demonstram a evolução do trabalho realizado pela Secretária de Segurança, Ordem Pública e Trânsito. Foram 1.115 abordagens, e 1.097 notificações.

A secretaria realizou 16 blitz, registrou 72 ocorrências e 81 acidentes. Entre as infrações mais comuns estão o uso de telefone celular ao volante, a invasão do sinal vermelho e o não utilização do conto de segurança.

Comentário desabilitado.