A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social realizou na tarde de hoje uma caminhada para celebrar em Luís Eduardo Magalhães o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Centenas de pessoas participaram da atividade que percorreu diversas ruas do bairro Santa Cruz.
O movimento, que acontece em todo o Brasil, lembra a história de um 18 de maio no ano de 1973, quando uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, enquanto seus bandidos, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O crime ficou conhecido como o Caso Araceli, que abriu caminho para a criação e aprovação da Lei Federal nº. 9.970 do ano 2000.
De acordo com o prefeito Oziel Oliveira, a intenção da mobilização é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de proteção das crianças e adolescentes.


“Nosso trabalho tem foco principal na valorização do ser humano, portanto, a reafirmação da data por meio de um movimento tão bem organizado, retrata a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil”, explicou o gestor.

A caminhada foi realizada na Rua Ibitiba e contou com as participações de representantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro Especializado de Referência em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Defesa da Criança e do adolescente (CMDCA), Ministério Público, escolas e creches municipais.


Segundo a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson, o engajamento de todos é fundamental para o sucesso do combate a esse tipo de crime. , comentou.

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
Este serviço funciona diariamente de 8 às 22 horas, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil. Quem optar pode ligar para o Conselho Tutelar no (77) 3628-1293 ou para o plantão de denúncias, no (77) 98802-4773.

Comentário desabilitado.