A prevenção ao suicídio existe e está bem perto de você, Por Natália Albernaz

Suicídio é a nomenclatura utiliza para classificar atos ou comportamentos que uma pessoa pratica, com o objetivo de por fim a própria vida. Os métodos utilizados são diversificados e variam de acordo o sexo, contexto social e idade, porém uma das formas mais comuns é o enforcamento, que na maioria dos casos é letal.
Falar sobre o suicídio ainda é um tabu, algo que algumas pessoas ainda tem resistência em falar, porém discutir sobre é essencial para que ações e atitudes preventivas possam ser tomadas.
É importante estar atendo a sintomas como choro fácil, pensamento recorrente de morte, isolamento, pessimismo, instabilidade emocional e outros de cunho psicológico e psiquiátrico, para que a intervenção de um profissional da área da saúde mental, seja feita o mais imediato possível.
E essa é uma das propostas da Comissão de Prevenção ao Suicídio, facilitar o acesso de pessoas com ideias suicidas ao tratamento, por meio de atendimentos voluntários, prestados por profissionais da saúde mental que participam do projeto, no NAVV (Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida).

Francisco Honorato Leite(médico), Adriana Azevedo(psicóloga), Natália Albernaz(psicóloga),Deusdette Santigo (Empresario),Cida Santiago (psicóloga) e Carlos (pastor). Membros da comissão de prevenção ao suicídio de Barreiras.

O NAVV é um projeto da comissão de prevenção ao suicídio, que a cada dia está mais próximo de ser concretizado. Tem por objetivo prestar atendimento psiquiatríco, psicológico, acolhimento, e orientação para a população de forma gratuita. Para isso, contamos com a ajuda de parceiros, a fim de prestarem auxílios para seu funcionamento.
A comissão de prevenção ao suicídio realiza reuniões abertas a população mensalmente, com o intuito de discutir conteúdos relacionados ao suicídio e sua prevenção, assim como planejar e elaborar ações que são executadas constantemente pelos seus representantes no decorrer de todo o ano, para a população barreirense.

Notícias Relacionadas

Postado por - 2 de outubro de 2017 0
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no WhatsApp