Em tempos de festas juninas a Loja Macônica  e a fundação que leva o nome de um dos mais importantes maçons da região Oeste da Bahia, Irmão Paulo Roberto Machado  realizaram  a terceira edição do  Forró do Bode, onde mais uma vez centenas de pessoas que dançaram e provaram as comidas típicas em ritmo de muito forró pé de serra. A festa organizada pelas duas entidades,  teve o resultado esperado e todo o dinheiro arrecadado foi para a Fundação Paulo Machado.

O sonho que virou realidade 

 ” A fundação na realidade é um legado  deixado pelo irmão Paulo Machado, que já vinha realizando muitos trabalhos em prol da Educação em Barreiras, a Fundação é apenas uma extensão do sonho do grande homem que foi Paulo ” Falou Adelir Possato um dos integrantes da Fundação e grande amigo de Paulo Machado.

Segundo Adelir  a Fundação vem realizado a 3 anos  diversos trabalhos na comunidade de Barreiras, principalmente nas  escolas Eurides Santana, Antonio Bento de Freitas e a que leva o nome de Paulo  Machado.  As ações vão desde premiação aos  professores que mais se destacaram até festas em datas comemorativas nas escolas junto com as crianças, passando por visitas ao exército.

Uma das premiações foi uma viagem a Morro de São Paulo para 6 professores, na escola Antonio Bento de Freitas foi festejado o dia da criança com muita alegria.

Na escola Paulo Machado o destaque foi no Natal, muitas brincadeira e atenção para as crianças que estudam ali.

Além da orientação pedagógica que os diretores da Fundação fazem questão de diversificar as atividades, aulas de violão são um exemplo.

A fundação que já tem um sucesso garantindo, não para e já pensa em iniciar uma nova etapa, onde uma das metas será a premiação para os alunos que mais se destacarem na escola,  ” Não necessariamente os alunos que tirarem as melhores notas, mas aqueles que de uma maneira ou de outra possam de destacar de forma positiva “, concluiu Adelir Possato.

Quem Foi Paulo Machado 

Paulo Machado foi um maçom  e um contador de profissão e filantropo por vocação, nascido  em 22 de janeiro de 1944 em Leopoldina Minas Gerais, era casado co Iolanda Gomes Machado com quem teve 3 filhos, Vitor Gomes Machado também maçom, Marcos Gomes Machado e Raquel. Paulo Machado teve sua iniciação na maçonaria em dezembro de 1972 na Loja Oriente Leopoldina em Minas Gerais, em 1987  fundou a loja Estrela de Davi junto com outros notáveis maçons:

FUNDADORES:

1. Porfírio de Souza Neto
2. Hélio Carlos Oliveira
3. José Antônio Alves
4. Francisco de Souza
5. Edson Pires Rego
6. João Ferreira Peres
7. Domingos Correia de Lacerda.
8. Domingos Machado Filho
9. Alberto Araújo filho
10. Lucio Baleeiro de Souza
11. Francisco Nobre Pereira
12. Benedito Nazareno da Silveira Cunha
13. Paulo Roberto Machado

TRAJETORIA DA LOJA E SEU PATRONO:
Falar da trajetória da Loja, do dia DO MAÇOM, e dia dos pais, é avançar inevitavelmente, na trajetória do seu PATRONO, pois as duas trajetórias se fundem e os assuntos se completam. Não há como falar desta Loja, do Maçom e do pai, sem nos reportar ao expoente maçônico no Oeste da Bahia: Um poço de sabedoria a tirar as nossas dúvidas: O PATRONO DESTA CASA. Suas histórias formam uma só história.

Certo de mudar-se, desligou-se da sua Loja mãe, Loja 27 de Abril nº 1452 vindo a migrar-se para Barreiras, aqui chegando em 29 de julho de 1985, sendo seus primeiros contatos profissionais: Grupo Braga (Mercedes, Barauto, Codimo etc…) e o Grupo Castro (Supermercado Castro).

Tendo por princípio o labor maçônico, deste não abdicou, perseverou e buscou dar continuidade como firme e operante obreiro, visitando assiduamente a Loja Estrela de David nº 2274. Identificando-se com a Loja, e já amadurecida a ideia, pediu regularização e foi aceito, regularizando-se em sessão magna realizada em 27/02/1987.

Vindo de Minas Gerais, Estado maçonicamente renomado, trouxe na bagagem a boa prática maçônica, que unida à sua característica maior, demonstrada na habilidade e temperança para lidar com pessoas e conflitos, conquistou a confiança e o carinho dos irmãos do quadro.

Em maio de 1991, em sessão especial de eleição, e sob a égide do Supremo Arquiteto do Universo, foi sufragado Venerável Mestre da Loja Estrela de David 2274, para o período 1991/1993, mediante diploma de nº 4317, expedido pelo Grande Oriente do Brasil, sendo INSTALADO em sessão realizada em 13/07/1991, para honra e gloria da maçonaria barreirense.

Ressalte-se as benéficas ações em nome da Ordem, da comunidade e da Loja Estrela de David, quando empunhou o primeiro malhete:

A Loja tomou força e vigor, cresceu em quantidade, qualidade e ação.

Promoveu o soerguimento das colunas da Loja Acácia Cristalina – em Ibitiara-BA.

Sem ambição, e amante da rotatividade, movido pelo espirito de compartilhar ideias, conhecimentos e oportunidades, abdicou do direito de reeleição. Com isso, dois outros irmãos foram eleitos:

1993/1995 – Ir\ José Campelo de Ribamar
1995/1997 – Ir\ José Antônio Alves.

Prova clara de reconhecimento da sua competência administrativa, do carinho e da confiança dispensada pelo quadro de obreiros, é que, por conclamação dos irmãos, foi novamente chamado a empunhar o primeiro malhete, “por livre e espontânea pressão”, pois seu desejo era que outro irmão assumisse. (Rotatividade).

Mas, colocando-se a serviço da Ordem e dos irmãos, e convencido da necessidade, não hesitou em aceitar o chamamento, e em maio de 1997, assumiu o Veneralato por mais um mandato: 1997/1999.

Proporcionando crescimento maçônico à região Oeste, participou da criação de mais duas Lojas, contribuindo como membro fundador da Loja União e Trabalho Mimosense 3170, ao oriente de Luís Eduardo Magalhães-BA, à época “Mimoso do Oeste) em 09 de maio de 1998.

Um dos maiores legados à Maçonaria, consiste na expansão das Lojas, quando promoveu, como mentor, guardião e fundador, a LOJA LIVRES PENSADORES Nº 3182, em 20/08/1998, que, em justíssima homenagem, no ano de 2004, na gestão do irmão Raul Tadeu dos Santos, promoveu-se a mudança de TITULO DISTINTIVO, passando a chamar-se A\R \ L \ S \ IRMÃO PAULO ROBERTO MACHADO, seu idealizador e seu PATRONO.

Homem de ampla visão maçônica e bastante zeloso, criou a Loja e levou o seu funcionamento para Riachão das Neves, contemplando os irmãos daquela cidade. Infelizmente, neste capitulo, logrou-se êxito por pouco tempo.

Decorridos dois anos da mudança de nome, a Loja passou a funcionar, de fato, em Barreiras, em Templo cedido pela Loja São João Batista, e precisamente no ano de 2006, na gestão do irmão Benedito Nazareno da Silveira Cunha, foi transferida definitivamente, agora de fato e de direito, funcionando no atual endereço.

Manso de espirito, ponderado em ação, agregador, carismático, fraterno, prudente e pacificador, despertou a atenção dos dirigentes Estaduais, destacando-se pelo seu jeito MINEIRO de ser, merecendo o reconhecimento do GOEB, que o chamou a prestar serviços maçônico na esfera administrativa Estadual.

Findo o Veneralato, foi convidado pelo então Eminente Grão Mestre Estadual João Café Neto, a ocupar o cargo de confiança, como Delegado Regional para o período 1999/2003, sendo reconduzido na Gestão do então Eminente Grão Mestre Estadual Humberto Lopes Cedraz, para o período 2003/2007, por reconhecê-lo irmão ideal.

Durante o tempo em que nos serviu como DELEGADO, o desempenhou com maestria, devido ao carinho e especial maneira de tratar respeitosamente os irmãos e em dirimir dúvidas na resolução de rusgas porventura encontradas, o que não lhe faltaram, mas que não restou pendências.

Desde os mais serenos aos mais arrojados impulsos, encontrava sempre a melhor forma para manter e fazer manter o equilíbrio, a exemplo das turbulências maçônicas e profanas, decorrentes de desentendimentos entre lojas, irmãos e até Grandes Orientes, pondo termo a todos os obstáculos que a maçonaria barreirense enfrentou àquela época.

Ainda no exercício do seu primeiro mandato como DELEGADO REGIONAL, presidiu e fez acontecer o Congresso Maçônico Estadual realizado aqui em Barreiras, de 12 a 14 de outubro de 2001, impulsionando e fazendo reverberar a maçonaria barreirense sobremaneira.

Não lhe faltou apoio por parte da comunidade maçônica Barreirense para a realização daquele Congresso. E, graças aos valorosos e abnegados irmãos que estiveram à frente, muito principalmente os Veneráveis Mestres de então, logrou-se o êxito esperado, ao ponto de tamanha expectativa com o CONGRESSO que se avizinha, para o que conclamamos a todos o máximo empenho.

Na mesma ocasião, nosso oriente foi presenteado com a assinatura do Tratado de Amizade e mutuo reconhecimento entre as obediências Grande Oriente do Brasil e Grande Loja do Estado da Bahia, representadas pelos seus Grãos Mestres Laelso Rodrigues (GOB) e Edmilson Bispo Gonçalves (GLEB).

Enquanto Delegado Regional, contribuiu como membro fundador da Loja Estrela do Oeste nº 3406, em 13 de dezembro do ano de 2001, ao Oriente de Luís Eduardo Magalhães-BA.
Presidiu maioria dos Conselhos de Mestres Instalados nomeados para celebrar as Instalações dos Veneráveis Eleitos neste Oriente e em Oriente circunvizinhos, com abrangência até Ibitiara-Bahia.

Estas são muitas das boas e inesquecíveis lembranças que nos marcam e agem como pisca-pisca em nossas mentes, seja na senda maçônica, seja na social, embora, sem dar nem pedir explicações, em 16 de maio de 2004, partiu materialmente.

Ausentou-se, rumando para o Oriente Eterno, donde acreditamos manter as benéficas influências nos seguimentos que o completavam em vida. Ausentaste, mas suas ações o fazem presente por onde quer que exista um maçom, uma família, porque não há como falar de família e maçonaria, sem lembrarmos de ti.

Parabéns! você fez a diferença social, ética, moral e maçônica. Em nossos corações, tendes lugar reservado. E no clamor das nossas orações, sois alvo das nossas súplicas aos Supremo Arquiteto do Universo, o SUPREMO ÁRBITRO DOS MUNDOS, pois Ele é exemplo maior, de “que de longe também se ama”. A força do vosso nome nos carreia para a espiritualidade que esta Loja desfruta.

  • Contribuiu com a matéria Raimundo A. Corado.

Comentário desabilitado.