A Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, no entanto, o exército português continuava resistindo e, por este motivo, dominava o território baiano.

A história da Independência do Brasil na Bahia teve batalhas que ganharam força no início de 1823, com o desejo do estado baiano de romper totalmente com a coroa.

No dia 2 de julho de 1823, os portugueses ficaram acuados em Salvador, cercados por terra e mar. Na madrugada deste dia, eles decidiram abandonar a cidade.

Pela manhã, o exército brasileiro entrou vitorioso na cidade, marcando a independência do Brasil na Bahia.

Protagonismo feminino

A Independência do Brasil na Bahia, há 195 anos, foi marcada por diversas batalhas históricas que tiveram influência e participação direta de mulheres. Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica são alguns rostos conhecidos e emblemáticos do protagonismo feminino nas lutas pela independência do estado.

Para ajudar filhos, irmãos e maridos que foram lutar em uma trincheira nas proximidades da cidade, a fim de impedir a invasão de portugueses, as mulheres se vestiam como “almas penadas”. As mulheres se vestiam de branco, usavam lençóis e chapéus para cobrir as cabeças.

Comentário desabilitado.