Empresa de Luís Eduardo Magalhães aumenta lucro em 365% com inovações

Há cinco anos a empresária Meyres Rocha decidiu montar um negócio no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. O intuito era conectar pessoas – foi quando criou a Contracta RH, hoje com o nome de Contrate BA. A empresária diz ainda que os primeiros anos da empresa não foram fáceis, mas de muito aprendizado. E com a implantação de inovações no negócio, o lucro da Contrate BA até julho de 2018 cresceu 365% em comparação com o mesmo período do ano passado, valor maior do que todo o lucro da empresa durante o ano de 2017.

A ideia de trabalhar no segmento surgiu após a formação da empreendedora em Gestão de Pessoas. “Inicialmente, atuávamos apenas com agenciamento, recrutamento e seleção, depois percebemos a necessidade de expandir nosso negócio e começamos a trabalhar com terceirização de mão de obra”, pontuou Meyres. Para que seu negócio desse certo, era necessário investir em inovação, deixando de lado alguns conceitos e experiências tradicionais, criando novidades e soluções. Foi aí que a empreendedora procurou a ajuda do Sebrae. “O Sebrae teve um papel importante nesse processo. Em 2017, eu fiz o Empretec, que mudou a minha percepção empresarial, e agora o programa ALI, que está me ajudando a organizar pontos importantes no meu negócio. Só tenho a agradecer”, finalizou.

Em julho do ano passado, a empresa foi selecionada para participar de um projeto nacional de inovação do Sebrae, que tem a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – o programa Agentes Locais de Inovação (ALI). A partir daí, passou a ser acompanhada por uma agente do programa, Tatiana Nascimento, que avalia a empresa de Meyres como uma das mais inovadoras do Oeste da Bahia. “A inovação começou com a identidade visual da empresa, que foi modernizada para melhor atender seus clientes, colaboradores e parceiros. Dessa forma, a Contracta RH tornou-se Contrate BA, profissionalizando ainda mais a sua prestação de serviços, com o apoio do Sebraetec”, destacou.

Com o auxílio do ALI, a empresa fez várias ações. Dentre elas estão o pedido de registro de marca; pesquisa de mercado e estudos sobre o setor e inovação; elaboração do Planejamento Estratégico para 2018/2019 e de norteadores estratégicos (missão, visão e valores); desenvolvimento do modelo de negócios por meio do Canvas. As mudanças também incluíram investimento em divulgação em revista e rádio; confecção do uniforme novo; implementação de novos serviços; melhoria da experiência do cliente; cadastro em listas telefônicas digitais e no Portal de Negócios IEL; presença no Google e criação do WhatsApp Profissional.

A agente do Sebrae conta ainda que a Contrate BA fez planejamento para atuação em mídias sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) e consultoria a distância para melhorar seu atendimento ao cliente. “Além de tudo isso, a empresa contratou a criação de um website, que já está quase pronto e, com isso, a empresária já vislumbra grandes oportunidades. E já existe um desejo de melhorar a experiência dos clientes com a consultoria de design de ambiente interno e externo, a implantação do Modelo de Excelência de Gestão (MEG), renovação dos Programas de Preveção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e entrada em novos mercados”, frisou Tatiana.

Projeto Cadastro Solidário

A empresa também criou o Projeto Cadastro Solidário, em que as pessoas faziam o cadastro do seu currículo para se candidatar a vagas de emprego no município, sem pagar a taxa de adesão. Para isso, levavam apenas 1 kg de alimento não perecível. As doações foram entregues a 30 famílias em vulnerabilidade econômica, indicadas pela Associação Desportiva Santa Geração, na véspera da Sexta-Feira Santa. Ações como essa levaram a coordenação estadual do ALI a visitar o empreendimento e parabenizar toda a equipe, elogiando a participação proativa, já que a empresa realiza todas as ações sugeridas pelo agente local de inovação, inclusive os cursos oferecidos pelo Sebrae.

Programa ALI

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) tem o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação gratuita e personalizada. A iniciativa é um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta orientação é realizada por agentes e bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo Sebrae para acompanhar um conjunto de empresas. O programa tem abrangência nacional e está consolidado como estratégia e diferencial de competitividade para pequenos negócios.

Mais informações sobre a adesão ao programa ALI podem ser consultadas na sede do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveiro, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Notícias Relacionadas