Agricultores destinam mais de R$ 1,2 milhão para projetos sociais no oeste da Bahia

A supersafra de 2017/2018 refletiu também no repasse de recursos para o Fundo para Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Os produtores rurais destinaram R$ 1,2 milhão para financiar novos projetos nas instituições sociais da região oeste da Bahia.

O montante foi arrecadado por meio de doações voluntárias durante a contratação do financiamento agrícola por parte dos agricultores do oeste da Bahia. Esta verba é destinada ao Fundo, mantido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) através do Instituto Aiba, em parceria com o Banco do Nordeste.

Para pleitear o recurso, as entidades sociais devem elaborar o projeto técnico, de acordo com as normas previstas no edital nº 01/2018, e submetê-lo a partir do dia 13 de agosto, quando estarão abertas as inscrições.

De acordo com a coordenadora do Fundo, Makena Thomé, esta é uma oportunidade para as instituições “melhorarem a qualidade dos serviços prestados em prol da comunidade”. A coordenadora reforça ainda que ao montarem o projeto “é importante conhecer e entender as regras de elaboração e exigências do Fundesis”.

Os projetos podem englobar ações nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, inclusão social e digital, agricultura sustentável, preservação ambiental, empreendedorismo e geração de renda. Podem concorrer aos recursos do Fundesis toda e qualquer organização da sociedade civil constituída há pelo menos três anos.

A entidade não pode ter fins lucrativos e precisa estar com a sua documentação em dia. Precisa também comprovar capacidade técnica e experiência, de pelo menos três anos, na execução de projetos sociais. Os projetos apresentados devem demonstrar ser, capazes de promover impactos positivos na comunidade.

O edital será lançado oficialmente em 13 de agosto, com termino do prazo das inscrições até dia 14 de setembro. Com o intuito de melhor orientar os gestores, o Fundesis ministrará capacitação voltada à elaboração de projetos. Será obrigatória a participação de dois representantes da instituição que pretende concorrer ao edital. O gestor que não participar da capacitação terá o projeto excluído automaticamente. O curso acontecerá no dia 06 de agosto das 8h às 17h30, no auditório da Aiba/Abapa.

Para obter mais informações sobre o edital e sobre o curso de capacitação, os interessados devem enviar e-mail para fundesis@aiba.org.br ou ligar para (77) 3611-8000/3611-8026.

Notícias Relacionadas