O edital para o Concurso de Fanfarras 2018 já está publicado no Diário Oficial, com o regulamento geral e especificidades para participação. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento de Cultura, o Concurso de Fanfarras reunirá pelo segundo ano consecutivo, as escolas municipais e estaduais de Barreiras, que participarão das apresentações que inicia a primeira etapa no desfile cívico de 7 de setembro.

Com a proposta de animar o desfile cívico, reunir estudantes e incentivar a musicalidade, o concurso também promove a disciplina, a coordenação motora, por meio das fanfarras escolares, como uma modalidade que desenvolve a mente humana, melhora o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Para participar do concurso é necessário preencher a ficha de inscrição no Palácio das Artes na Praça Castro Alves, que funcionará das 08:00h ás 12:00h e de 14:00h ás 17:00h, conforme o regulamento. Sendo considerada inscrita a escola/fanfarra que somente manifestar adesão/inscrição pessoalmente, anexando todos os dados da escola e da fanfarra, juntamente com históricos da Escola e da Fanfarra até o dia 10 de agosto de 2018.

Os requisitos que cada Fanfarra deve ter, no mínimo:

  • Corpo Musical
  • Regente
  • Pelotão Cívico com pavilhão nacional e guarda de honra
  • Cartel ou Estandarte
  • Baliza (opcional) não será julgada
  • Mor de Comando
  • Mor Coreográfico
  • Pelotão Coreográfico

Além da composição acima, será exigido na primeira etapa, pelo menos, um pelotão de alunos da Escola, devidamente uniformizado, que a fanfarra representa.

Concurso em 3 etapas

A primeira etapa está prevista para ocorrer no dia 07 de setembro, as 7:00h, durante o desfile cívico na Avenida. Cada fanfarra terá cinco minutos de apresentação em frente ao palanque de autoridades, ultrapassando esse tempo a fanfarra será penalizada em um ponto por jurado, a cada minuto excedido.

A segunda etapa acontecerá no dia 29 de setembro durante a realização da 12ª Primavera dos Museus na Praça Landulfo Alves. Na ocasião cada fanfarra terá 10 minutos para dar seu show para o público, respeitando a peculiaridade de cada fanfarra, bem como valorizando a cultura e a música. E a terceira e última etapa será entre os dias 12 e 27 de outubro no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.

Mais informações acessem o regulamento publicado no Diário Oficial nº 2757 de 12 de julho, link: http://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2018/diario2757.pdf

Comentário desabilitado.