A grande campeã da Copa do Mundo da Rússia 2018 foi a seleção da França ao vencer a Croácia por 4 a 2, em Moscou, mas a competição teve mais gols contra (12), pênaltis marcados (29) e mais minutos de acréscimos (395) de todas as edições. O domínio da posse de bola não foi determinante e não impediu que a Espanha fosse eliminada nas oitavas e a Alemanha na fase de grupos. A campeã França nem ficou na metade superior do ranking de países com desempenho em posse.

Uma curiosidade desta edição da Copa, foi a escolha do Melhor Jogador da competição. O croata Luka Modric, 32 anos, foi o escolhido pela Fifa e mantém uma sequência de prêmios dados a jogadores que não foram campeões com suas seleções. O último jogado campeão a ser eleito o melhor da Copa foi o brasileiro Romário, em 1994.

Ao contrário do que muitos falaram, o mundial não foi a ‘Copa da bola parada’. Foram marcados 169 gols e apenas 48 foram marcados em jogadas de bola parada. Sendo desses, 28 em lances diretos ao gol e 20 em jogadas como lateral, escanteio e falta indireta.

Outra curiosidade é que os peruanos foram os mais assertivos nos chutes, mas tentaram pouco. A França, mediana na quantidade de tentativas, é um dos destaques nos disparos certos. O Brasil também aparece bem, mas chute certo não significa bola na rede.

Comentário desabilitado.