Narrador santista acusa Luis Roberto de copiar seu bordão “Sabe de quem?”

O locutor esportivo de Santos, Edson Callegares, em um post indignado no Facebook, acusa o narrador Luis Roberto, da Globo, de ter tomado dele o bordão “Sabe de quem?”. Diz que os dois já foram concorrentes em diferentes emissoras da Baixada, Cultura e Atlântica, e sempre existiu respeito entre eles, mas agora está decepcionado.

“Uma coisa que eu não admito é de injustiça na vida. O ‘Sabe de Quem?’ é um bordão que eu uso há mais de 30 anos. O Luis Roberto usou esse bordão, e jamais teve a humildade de dizer que copiou de mim”, contou Callegares.

“Como profissional, considero o Luis um dos melhores do Brasil. Tivemos uma disputa na Baixada Santista pelo troféu Ernani Franco de Rádio como o melhor narrador esportivo da baixada santista. Ganhei a votação e fui eleito o melhor narrador esportivo da Baixada Santista. Nunca fomos amigos de sair juntos ou mesmo manter contatos. Mas sempre houve respeito. Mas fico triste com essa situação”, relata o comunicador.

“Seria o mesmo que eu, sendo narrador da Globo, utilizasse um jargão do Osmar Santos que ainda estivesse em Marília dizendo ‘Ripa na chulipa’ e ‘pimba na gorduchinha’. E fizesse sucesso com isso. Seria honesto? Seria justo? Não me importo em usar o que é meu. Mas seja honesto em pelo menos dar o crédito de quem copiou. Isso é uma questão de honestidade, dignidade e justiça. Parabéns, Luis Roberto pelo seu trabalho. O sucessor legítimo do Galvão Bueno. Mas conforme palavras ditas pelo mestre dos mestres (Jesus Cristo), ‘de Cesar o que é de Cesar’. O ‘Sabe de Quem?’ tem dono: Edson Callegares, o locutor que levanta a galera”, conclui o radialista.

Consultada, a Comunicação da Globo se pronunciou sobre o assunto enviando a seguinte nota:

“O bordão ‘sabe de quem?’, do narrador Luis Roberto, nasceu em uma transmissão de vôlei. Depois de um ponto, o ex-jogador e comentarista Tande perguntou ao narrador: ‘Sabe de quem?’, para valorizar a boa atuação do oposto Wallace, a quem a frase até hoje é associada. A expressão fez sucesso e Luis Roberto passou a utilizá-la, tempos depois, também nas transmissões de futebol. Luis Roberto conhece Edson Callegares há muitos anos e foi lembrado por colegas da coincidência entre os bordões, já que Edson foi o primeiro a utilizar a expressão, em narrações de gols do Santos. Os dois inclusive já conversaram sobre o assunto e não há qualquer questão sobre o caso”.

Edson Callegares explicou que não queria polemizar, mas sim explicar a origem da frase. “Não queria polemizar, mas apenas esclarecer”, disse Callegares, que completou, “o ‘Sabe de quem?’ é um bordão que uso há mais de 30 anos”.

Depois da polêmica, os dois conversaram sobre o assunto na noite da última segunda-feira. Callegares elogiou a postura de Luis Roberto. “Foi muito íntegro. Temos uma amizade de mais de 30 anos. É um grande profissional e faz jus ao sucesso maravilhoso que ele tem”.

Notícias Relacionadas