As manhãs de segunda-feira têm sido diferentes para os idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento a Pessoas da Terceira Idade (PROMATI). É nesse horário que eles desenvolvem diversas atividades de socialização com profissionais da saúde que abordam temas variados. Uma delas utiliza massas de modelar para manifestar pensamentos e resgatar a memória afetiva durante o processo de envelhecimento.

De acordo com a psicóloga Karina Gomes são momentos aparentemente simples que na verdade têm um significado importante para todos que desenvolvem as atividades. “Eles se sentem incluídos no meio social e familiar e estimulam o sentimento de independência e autocuidado. Isso é muito importante para o bem estar e uma vida mais saudável”, explica a especialista.

Ainda de acordo com Karina Gomes, durante as atividades com a massa de modelar eles trabalham as perdas, ganhos, alegrias e tristezas da vida. O trabalho realizado em grupos também proporciona alívio das angústias e enaltece as conquistas ao longo dos anos.

Dona Maria Aparecida se diverte e não falta às atividades. Para ela, são algumas horas de lazer que fazem toda a diferença. “Aqui eu me sinto bem. É como se eu voltasse no tempo para dar formas e cores a tudo o que já passei e ainda pretendo experimentar na vida. Estou muito satisfeita em participar das atividades e só tenho a agradecer as pessoas que nos permitem viver esses momentos”, disse a aposentada.

Esses projetos com os idosos são coordenados pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As atividades são realizadas na sede do PROMATI na Avenida Ayrton Senna, bairro Santa Cruz, toda segunda-feira, às 9 horas. Qualquer pessoa pode participar.

Comentário desabilitado.