A primeira edição da Caravana da Cidadania, organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, foi realizada no domingo (22) dirigida à população na abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I). Formatada para levar orientações, amostra e oferta de serviços das diversas áreas da Prefeitura de Barreiras, a ação veio através de um trabalho árduo da vice-prefeitra Karlúcia Macedo que, a frente da secretaria de Ação Social, busca aproximar os moradores da gestão municipal.

O dia de cidadania aconteceu no Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho e atendeu mais de 1.600 moradores. Equipes das Secretarias de Assistência Social, Educação, Agricultura, Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura, Segurança e Trânsito, Procuradoria Geral do Município e Procon estavam devidamente munidos de equipamentos qualificados e conteúdos específicos afim de oferecer à população a diversidade de serviços ofertados pelo município.

Ao som de músicas populares brasileiras, ministradas e cantadas ao longo de toda manhã de domingo, pela Banda Municipal 26 de Maio e Professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, mais de 220 famílias procuraram atendimento na Unidade Móvel do Bolsa Família, no CREAS, CRAS I e no CREDIBAHIA, e aproveitaram para tirar dúvidas, atualizar o cadastro e fazer a pesagem das crianças, requisito necessário para alguns benefícios sociais.

Responsável pela organização e estrutura da Caravana, a secretária de assistência social Karlúcia Macêdo avaliou como positivo os mais de 1.600 atendimentos realizados pelas diversas secretarias envolvidas na Caravana da Cidadania, que acontecerá uma vez por mês levando atendimento aos bairros da cidade e comunidades na zona rural.

“Foram mais de mil e seiscentas pessoas atendidas. Nossas equipes e das demais secretarias se prepararam para esse momento e juntamente com os atendimentos e orientações, levaram uma coisa que o cidadão espera no atendimento público, ou seja, respeito, carinho e atenção. Estamos satisfeitos com o resultado, levamos em pleno domingo os serviços oferecidos diariamente pelas secretarias do governo à população e já estamos planejando o próximo local que irá receber a Caravana da Cidadania”, disse Karlúcia Macêdo.

Em média, mais de 670 pessoas procuraram também atendimento médico nas especialidades de pediatria, cardiologia, ortopedia, nutricionismo, odontologia, bem como realizaram testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite e ultrassonografia.

“O intuito com certeza é esse, de aproximar os serviços da Prefeitura à população. Diariamente oferecemos esses atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades 24 horas, como no Centro de Atendimento Infantil Emilly Raquel e Eurico Dutra, e esse é o nosso objetivo para todos os meses com a Caravana”, destacou Marisete Bastos, secretária de saúde.

Os moradores além dos atendimentos médicos e assistenciais ficaram impressionados com a sala montada para a educação no trânsito. Mais de 60 pessoas aproveitaram o domingo para conhecer o cenário lúdico montado na sala de aula, simulando uma avenida com faixa de pedestre e sinais de trânsito. O movimento também foi intenso na sala do Circuito Verde onde 140 crianças participaram do cinema com distribuição de pipoca e sorteios educativos.

Mais de 300 pessoas visitaram os espaços da Agricultura e Meio Ambiente, aproveitaram para levar mudas nativas do cerrado e cerca de 200 pessoas também receberam sementes da planta Crotalária, uma leguminosa, conhecida por sua capacidade de atrair libélula, um inseto predador do mosquito Aedes Aegypti, que se alimenta tanto das larvas quanto dos mosquitos adultos.

Antes do almoço servido para toda equipe e moradores que participaram dessa primeira edição da Caravana da Cidadania, mais de 70 pessoas visitaram as salas da Procuradoria, Procon e Esporte.

Comentário desabilitado.