O Dia D da vacinação antirrábica de cães e gatos em Luís Eduardo Magalhães ocorrerá neste sábado (28). Dezesseis postos irão oferecer gratuitamente a imunização. A iniciativa é da Prefeitura Municipal por meio da vigilância epidemiológica. O horário de atendimento será das 8h às 17h.

A meta de imunização é de 12.534 cães e 2.757 gatos, um total de 15.291 animais. A vacinação é para animais a partir de três meses e fêmeas paridas há mais de 15 dias e os animais em período gestacional não podem receber a dose. De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães, a vacina é a única maneira de impedir a transmissão da raiva para os animais.
“Por isso é importante que a população busque os postos de vacinação para que os bichinhos de estimação fiquem protegidos da doença”, exclamou Arisleide Bispo.

Por causa da aglomeração de bichos nos postos durante o dia – o que pode causar brigas e acidentes –, a secretaria orienta que os adultos não entreguem para crianças a responsabilidade da condução de animais de raças de grande porte. No caso de cachorros, recomenda-se levá-los presos a uma coleira e guia. Se forem agressivos, têm de estar com focinheira ou mordaça. Os gatos, se possível, devem ser colocados em uma caixa de transporte ou um saco de linhagem ou estopa.

Raiva

A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos. A transmissão é por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura.

Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo. O animal com suspeita de raiva deverá ficar em observação por dez dias, em local seguro, com água e comida.

Em seres humanos, o tempo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de 7 a 10 dias. Entre os sintomas estão convulsão, febre baixa, perda de função muscular, excitabilidade, agitação e ansiedade.

Lista dos postos de saúde para vacinação de cães e gatos:

BAIRRO SANTA CRUZ
Unidade de Saúde Oscar Doerner
Escola Municipal Onero Costa

BAIRRO CONQUISTA
Unidade de Saúde Conquista

FLORAIS LEA
Unidade de Saúde Nair Idite

JARDIM PARAÍSO
Escola Municipal Jardim Paraíso

CENTRO
Escola Municipal José Cardoso de Lima

MIMOSO I
Posto de Saúde Moacir Marchezan
Escola Municipal Ottomar Schwengber

MIMOSO II
Unidade de Saúde Dr. Luís Gustavo Rosa

CIDADE UNIVERSITÁRIA
Unidade de Saúde Yoshio Shirabe

VEREDA TROPICAL
Unidade de Saúde Vereda Tropical

TROPICAL VILLE
Ponto de venda de lotes

JARDIM DAS OLIVEIRAS
Unidade de Saúde Jardim das Oliveiras

JARDIM ALVORADA
Quiosque do campo de futebol

JARDIM DAS ACÁCIAS
Unidade de Saúde Paulo Rodolfo
Unidade de Saúde Jardim das Acácias

Comments are disabled.