Os aviões da Esquadrilha da Fumaça da Aeronáutica Brasileira se apresentarão na cidade de Barreiras neste domingo (29) às 16h. A concentração será no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha e toda a população poderá assistir ao espetáculo.

O evento tem como objetivo é aproveitar que a Esquadrilha da Fumaça já estará no Circuito Norte e Nordeste e incluir Barreiras na rota. Esta será a segunda vez que os aviões da esquadrilha visitará a cidade, a primeira vez foi em 2006.

História

A Esquadrilha da Fumaça tem origem pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. Geralmente, a demonstração da Fumaça tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

Comentário desabilitado.