O Dia D de vacinação contra a raiva, foi realizado no sábado (28) em Luís Eduardo Magalhães e 7.944 animais foram imunizados. Os dezesseis locais de vacinação receberam um grande número de pessoas levando os animais de estimação para receber a dose da vacina antirrábica. De acordo com a vigilância epidemiológica do município, até o dia 18 de agosto a meta é vacinar 15.291 cães e gatos.

A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso dos mamíferos. A transmissão é por meio da saliva e de secreções do animal infectado, principalmente por arranhadura ou mordedura. Para quem foi mordido, a orientação é lavar imediatamente o ferimento com água e sabão em barra e procurar o centro de saúde mais próximo. “O atendimento rápido é fundamental para evitar o aparecimento de problemas mais sérios. A nossa rede municipal está preparada para atender os casos dessa natureza”, explicou a diretora de vigilância em Saúde, Arisleide Bispo.

Quem não aproveitou o Dia “D” da vacinação antirrábica, pode levar os cães e gatos ao Núcleo de Endemias, localizado na Rua Dorival Caymmi, nº 631, Mimoso I. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 13 horas. Podem tomar as doses, animais a partir de três meses e fêmeas paridas há mais de 15 dias. Cães e gatos em período gestacional não podem receber as vacinas.

Comentário desabilitado.