A apresentação de Zé Ronaldo como candidato do DEM foi realizada oficialmente nesta sexta-feira (03) durante convenção partidária. O democrata foi escolhido como pré-candidato em abril, após o prefeito ACM Neto (DEM) informar que não disputaria o Palácio de Ondina.

Ronaldo fez sua carreira política em Feira de Santana, maior colégio eleitoral do interior, onde foi prefeito por quatro mandatos. O primeiro grande desafio dele nas eleições foi o de construir a chapa majoritária pacificando a base, composta atualmente por 10 partidos. Segundo ele, há possibilidade de chegada de mais dois. Agora, a missão é ser conhecido.

“José Ronaldo é muito conhecido em Feira e região, agora temos o desafio de torná-lo conhecido em toda a Bahia, não só em Salvador, mas também em outras regiões do estado. As pessoas aos poucos vão saber que José Ronaldo é o nosso candidato”, disse o prefeito ACM Neto, que ajudou nas negociações para a composição da chapa.

O clima no evento era de entusiasmo e esperança. A missão de enfrentar o governador Rui Costa não será fácil, e os políticos ligados ao democrata afirmam ter conhecimento do tamanho do desafio, mas creem na necessidade de renovação política do estado, que está nas mãos do PT há 16 anos. Na convenção, deputados federais, estaduais, secretários da prefeitura, vereadores, lideranças políticas dos 10 partidos da base de José Ronaldo e ACM Neto fizeram a oficialização da candidatura de Ronaldo.

Vice anunciada

A grande novidade do evento foi o anúncio da candidata a vice-governadora, que estava guardada a sete chaves pela oposição. O nome escolhido pelos democratas foi o de Mônica Bahia (PSDB), médica ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL) e à Ordem dos Médicos do Brasil (OMB). O prefeito ACM Neto disse, durante entrevista, que o critério de escolha de Mônica foi ela ser “anti-PT”. Durante sua apresentação, a médica criticou a saúde pública da Bahia e entoou “Fora PT”, sendo seguida pelos presentes.

A chapa majoritária do DEM ficou com José Ronaldo para o governo, a médica para a vice e os deputados federais Jutahy Magalhães (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC) para tentar as duas vagas no Senado Federal. Os suplentes do Senado também foram anunciados. Os suplentes de Jutahy são as vereadoras Eremita Mota (PSDB), de Feira, Viviane Quinteiro (PSDB), de Ibotirama, e os de Lázaro são Ivanilson Gomes (PV) e Eliel Santana (PSC).

Comments are disabled.