Primeiro programa público do oeste para cuidados com animais será lançado em LEM

O primeiro programa público do oeste baiano voltado aos cuidados com os animais será lançado no sábado (11), às 8 horas, na Praça Ayrton Senna em Luís Eduardo Magalhães. O Amigo Pet entrará em ação por meio da diretoria de Vigilância em Saúde e proporcionará uma série de benefícios para cães e gatos: ações educativas, consultas, vacinação e castração.

O objetivo do programa é conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, além da realização do procedimento cirúrgico para controle de reprodução. Já as ações educativas visam reduzir os casos de abandono, incentivar a adoção e a necessidade dos cuidados adequados dos cães e gatos em todas as etapas da vida.

A castração traz ainda outros benefícios para os animas: reduz os riscos de tumores de mama, infecções uterinas, a transmissão de doenças e as gestações indesejadas. “As ações educativas, consultas e vacinas estarão disponíveis neste primeiro momento, de lançamento do programa, na Praça Ayrton Senna, onde estaremos efetuando também o cadastramento dos animais aptos para a castração”, disse a diretora de Vigilância em Saúde Arisleide Bispo.

O Programa conta ainda com uma unidade móvel, que vai percorrer diversos bairros da cidade, levando os serviços itinerantes e cadastrando os animais para castração.

Para fazer o cadastro no programa de controle reprodutivo, o animal precisa ter entre seis meses e cinco anos de vida, apresentar boas condições de saúde e as fêmeas não podem estar em período gestacional. Além disso, o proprietário deve se apresentar com o documento de identidade e a caderneta de vacinação do animal.

Para o Prefeito Oziel Oliveira, o programa terá um impacto transformador na sociedade em relação aos cuidados e responsabilidades com os animais. “O Amigo Pet traz consigo a alegria de saber que a nossa cidade terá uma filosofia inovadora, um serviço público estruturado e um olhar diferenciado para os animais, que merecem respeito, cuidados e responsabilidade na guarda. Este é mais um passo no caminho da nova história que estamos construindo para a nossa cidade”, concluiu.

Notícias Relacionadas