O segundo caso de nascimento de bezerros gêmeos idênticos foi registrado na última quinta-feira (8) zona rural da cidade de Baianópolis. O nascimento ocorreu na fazenda Malhada da Areia e deixou o proprietário dos animais surpreso.

O município já tinha sido destaque nacional por um caso de nascimento de bezerros gêmeos idênticos em outra fazenda em janeiro deste ano. Considerado como raro por especialistas, este tipo de evento já é o segundo caso em Baianópolis e ainda ocorrendo em tão pouco tempo um do outro.

“A ocorrência de nascimento de gêmeos, sendo idênticos ou não, varia na faixa de 0,3% a 0,9% dos nascimentos na espécie bovina. Não é uma coisa comum. É um fato raro. E sendo gêmeos idênticos é mais raro ainda. É apenas 5% desses casos de partos duplos. Então, seria em torno de 1 para cada 100 mil a 200 mil nascimentos”, afirma o coordenador do curso de medicina veterinária da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Danilo Gusmão.

O produtor rural Gerçoil Febrônio dos Santos, proprietário da fazenda onde os animais nasceram, contou que as bezerras são cria de uma vaca de quatro anos e de um touro de oito, ambos da raça Jersey. De acordo com ele, “é uma alegria quando isso ocorre, e ainda mais todos saudáveis”.

Gerson do Balbino afirmou a gestação foi normal e as bezerras nasceram saudáveis. Afirma ainda, que os animais são filhos do mesmo touro.

Fontes: Willian de Lucena // Fotos: Weube Febrônio dos Santos

Comments are disabled.