Teve início na segunda-feira (13), e se estende até a próxima sexta-feira (17), uma programação organizada pelo Centro de Referência Especial para População de Rua – Centro POP de Barreiras – com a proposta de mobilizar a sociedade no apoio à luta contra a moradia na rua. Os moradores de rua assistidos pelo Centro POP participarão de atividades esportivas, culturais, palestras sobre higiene pessoal e festival de zumba.

Nessa terça-feira (14), o sociólogo da instituição, Fernando Azevedo estará na tribuna popular da Câmara Municipal apresentando resultados de pesquisas e ações implementadas pelo Centro POP, a partir das 19h. O local, que atende pessoas em situação de risco que vivem nas ruas, oferece a estes cidadãos três alimentações diárias, auxílio na emissão de documentos, oficinas sobre cuidados básicos, além de um espaço acolhedor onde as pessoas podem, até mesmo lavar suas roupas e passar o dia. À noite, a equipe conduz os usuários aos albergues disponíveis.

“Com base no amplo trabalho de mapeamento em toda a cidade, realizamos abordagens periódicas a pontos que concentram pessoas dormindo ou simplesmente, morando nas ruas. Oferecemos todo o apoio a elas, com a perspectiva de terem uma vida mais digna. Temos casos de algumas que saíram das ruas, e hoje conseguem se manter, inclusive, bancando o aluguel. Outras, estão matriculadas na rede pública de ensino, estudando regularmente”, comemora o sociólogo.

Um próximo passo, já em fase de implantação no Centro POP que é oferecer oficinas de qualificação profissional. O objetivo em parceria com o SineBahia, é oportunizar a entrada no mercado de trabalho das pessoas assistidas, com acompanhamento até a entrevista de emprego, posterior suporte quando houver a inserção no mercado. Uma equipe composta por dois psicólogos, dois assistentes sociais, coordenadora e sociólogo se encarregam de garantir o apoio necessário.

Todo o trabalho realizado no Centro de Referência, assim como os números reais de moradores de rua, procedência, pontos de maior concentração, poderão ser acompanhando durante a apresentação, na Câmara de Vereadores, nessa terça-feira. Já na sexta-feira, às 9h, uma caminhada saindo do Centro POP até a Praça Castro Alves, marca o encerramento das atividades da semana de luta. Na praça terá show de talentos, apresentação da Reciclabanda e de grupos de capoeira. O dia nacional de luta contra a moradia de rua é 19 de agosto.

 

Comments are disabled.