Nesta quarta-feira (15), a presidente do Sindsemb Carmelia da Mata divulgou uma carta pública onde relembra a votação da Câmara de Barreiras dos projetos 09 e 10, que, de acordo com ela, “tirou os direitos dos servidores municipais”. A votação completou um ano e 13 vereadores votaram a favor. Confira a carta:

Quarta-feira, 15 de agosto: uma manhã cinza, negra e histórica.

Hoje, 15 de Agosto de 2018, hoje completa um ano que 13 vereadores mudaram a vida profissional, financeira e social de mais de 3 mil servidores públicos. Projetos 09 e 10, chegou pronto, com parecer pronto e foi votado de uma forma desumana, acompanhado de agressões físicas e morais, spray de pimenta, tropa de choque militar, portas de plenário trancafiadas e muita arrogância dos nossos representantes eleitos pelo povo.

Fomos xingados de baderneiros, vivenciamos dias de intensas angústias, buscamos de todas as formas diálogos, aceitamos compromissos que não foram cumpridos, datas que não foram marcadas e respeito que não foi respeitado. Momento de tristeza, reflexão e luta, e nesse entretempo, muitos dirão que não mudou nada e que não perdemos, mas os dias, meses e anos vão mostrar que a proposta do executivo de enxugar as contas públicas, vão fazer um verdadeiro ajuste, aperto e massacre na vida dos trabalhadores públicos de Barreiras. E nossos vereadores simplesmente aceitaram, e aqueles que foram contra, não conseguiram nenhuma emenda para minimizar os impactos.

Sim, é dia de lembrar sim. As redes sociais nos lembram, cada passo, cada reunião, cada solicitação em vão. E hoje, vamos para rua, vamos caminhar mostrando que temos uma indignação latente, e precisamos lembrar daqueles que se posicionaram contra os servidores. Aqueles que pediram para jogar spray de pimenta em idosos, crianças e pais de família. Aqueles que trancaram as portas da casa legislativa, acusaram e xingaram os servidores, e não entenderam que queríamos apenas pedir que revissem o projeto, e abrissem diálogo. Essa imagem foi eternizada em nossas memórias, dia 15 de agosto de 2017, o dia do golpe, o dia que 13 vereadores aprovaram um pacote de maldades. E pergunto: que coerência é essa? isso foi sim, o arcabouço histórico gravado no Casa do Povo.

Saibam que as mudanças no Estatuto de Servidor serão no futuro consideradas uma fonte de pobreza, insegurança e decomposição social, porque os governantes precisam entender que a saída para crise tem que ser encontrada na economia, e não na precarização do funcionalismo público. Essa é a Barreiras real? mais humanizada? com valorização? que cuida de sua população?

Triste, mas infelizmente uma realidade. Vamos para rua, vamos mostrar a cara e dizer, que estamos vivos sim, ativos e alertas. Porque temos orgulho de ser servidores e servir a população de Barreiras!!!.

Carmélia da Mata

Comentário desabilitado.