De acordo com a pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira, 60% do eleitorado afirma que não votará em Fernando Haddad caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja impedido de concorrer. Haddad, atualmente indicado a vice de Lula, pode assumir a cabeça da chapa petista se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negue o registro de candidatura do ex-presidente, condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, indica que 60% “não votará em Haddad de jeito nenhum” se Lula “for impedido de disputar a eleição e declarar apoio” a seu atual vice.

Outros 14% responderam que poderão votar em Haddad, enquanto 13% dizem que “com certeza” votarão em Haddad caso este receba o apoio do ex-presidente. O levantamento mostra ainda que 7% disseram não conhecer suficiente Haddad para opinar, enquanto 5% não souberam ou não responderam.

Quando o assunto é taxa de rejeição, a pesquisa do Ibope aponta Jair Bolsonaro (PSL) acima de todos os demais. Bolsonaro, que lidera as intenções de voto no cenário em que Lula é impedido de concorrer, tem a rejeição de 37% dos eleitores. O próprio Lula aparece logo atrás na rejeição, com 30%. Haddad é o sexto colocado neste ranking, com 16% de rejeição, atrás também de Geraldo Alckmin, do PSDB, (25%); Marina Silva, da Rede (23%); e Ciro Gomes, do PDT (21%).

Haddad, ao comentar sua posição no levantamento de intenções de voto — ele aparece com 4% no cenário em que assume a cabeça da chapa —, manteve o discurso petista de que o candidato não é ele, e sim Lula.

*O Globo

Comments are disabled.