Ibope divulgou nesta segunda-feira (20) uma pesquisa de intenção de voto dos eleitores para a corrida presidencial de 2018. É o primeiro levantamento desde o fim do prazo para os registros das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal o “Estado de S.Paulo”, o nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos. Estes são números.

Lula, do PT, aparece com 37%. Com a margem de erro tem de 35% a 39%. Jair Bolsonaro do PSL está com 18%. Considerando a margem de erro tem de 16% a 20%. Marina Silva, da Rede, tem 6%. Pela margem de erro tem de 4% a 8%. Ciro Gomes, do PDT, tem 5%. Com a margem de erro, tem de 3% a 7%. Geraldo Alckmin, do PSDB, também tem 5%. Com a margem de erro tem de 3% a 7%.

Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Álvaro Dias, do Podemos, tem 3%. Com a margem de erro tem de 1% a 5%. Ele está tecnicamente empatado com Marina Silva, Ciro Gomes e Geraldo Alckmin, dentro da margem de erro. José Maria Eyamel, do Democracia Cristã; Guilherme Boulos, do Psol; Henrique Meirelles, do MDB; e João Amoêdo, do Novo, têm 1%.

Com a margem de erro, podem ter de zero até 3%. Por isso, estão tecnicamente empatados com Álvaro Dias e, no limite da margem de erro, com Geraldo Alckmin e Ciro Gomes.

Votos em branco e nulos somam 16%. Não responderam ou não quiseram opinar 6%.

Cabo Daciolo, do Patriota; Vera Lúcia, do PSTU; e João Goulart Filho, do PPL, não pontuaram.

Outro cenário

Lula está preso em Curitiba, condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá. Pela Lei da Ficha Limpa, ele está inelegível. Por essa razão, a Procuradoria-Geral da República questionou sua candidatura. O caso está sendo analisado pelo ministro Luís Roberto Barroso e será decidido pelo TSE, depois de ouvir a defesa de Lula a favor do registro da candidatura.

Em razão desse quadro jurídico, o Ibope pesquisou outro cenário, substituindo o nome de Lula pelo de Fernando Haddad, registrado atualmente como candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Os números são estes:

Neste cenário, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 20%. Com a margem de erro, tem de 18% a 22%.

Marina Silva, da Rede, está com 12%. Considerando a margem de erro, tem de 10% a 14%.

Ciro Gomes, do PDT, tem 9%. Pela a margem de erro, tem de 7% a 11%.

Marina a e Ciro estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.

Geraldo Alckmin, do PSDB, 7%. Com a margem de erro, de 5% a 9%.

Alckmin e Ciro estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.

Fernando Haddad, do PT, tem quatro%. Com a margem de erro, tem de dois a seis %.

Haddad e Alckmin estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

Álvaro Dias, do Podemos, tem três %. Com a margem de erro, de um a cinco %.

Ele está empatado tecnicamente com Fernando Haddad e, no limite da margem de erro, com Geraldo Alckmin.

Cabo Daciolo, do Patriota; José Maria Eymael, do Democracia Cristã; Guilherme Boulos, do Psol; Henrique Meirelles, do MDB; João Amoêdo, do Novo; Vera Lúcia, do PSTU; e João Goulart Filho, do PPL, têm 1%. Com a margem de erro, têm de zero a 3%.

Considerando a margem de erro, eles estão tecnicamente empatados com Álvaro Dias e Fernando Haddad.

Votos em branco e nulos somam 29 %. Não responderam ou não quiseram opinar 9%.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, de 17 a 19 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE.

Comentário desabilitado.