Com o intuito de buscar melhores práticas para o desenvolvimento da atividade apícola na região Oeste da Bahia, será realizado de 5 a 6 de setembro, o VII Seminário Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Velho Chico, que acontecerá no auditório do Cetep de Ibotirama. O evento é promovido pela Cooperativa  Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), pelo Sebrae e pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), entre outros parceiros.

O público-alvo é formado por apicultores, meliponicultores, presidentes de sindicatos rurais, associações e cooperativas de produtores, além de membros de conselhos municipais ligados aos segmentos apícola e meliponícola de toda região. A pré-inscrição já está aberta e pode ser feita na Loja Virtual do Sebrae (http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/evento/26108076). No dia do evento, os inscritos pagam uma taxa de R$ 10.

O Seminário conta com diversas palestras, oficinas e clínicas tecnológicas, que vão abordar temas relacionadas ao segmento de apicultura, incluindo políticas públicas, acesso a crédito, acesso a mercado, entre outros assuntos técnicos, a ação contará ainda com temas relacionados a produção e processamento de própolis, qualidade do mel, entre outros. A programação trará também, a feira Territorial Rede Velho Chico, formada por 16 empreendimentos que participam da Fenagro, representando o Velho Chico e noite cultural com muito forró.

De acordo com o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, o segmento apícola é formado basicamente por pequenos negócios e está em contínua evolução, tornando-se destaque na economia regional. “O evento será uma oportunidade que os apicultores e meliponicultores da região terão para conhecer novas técnicas sobre gestão de apiários e meliponários. Será um momento muito rico para troca de conhecimentos e experiências”, avaliou.

A ação conta ainda com a parceria da Codeter, Fundifran Estado da Bahia, Senar e das Prefeituras de Ibotirama, Morpará, Paratinga, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Brotas de Macaúbas, Barra, Oliveira dos Brejinhos, Santana (território do Rio Corrente) Ipupiara(Irecê), Carinhanha e Muquém do São Francisco.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas através do telefone (77) 3611 3013 (Sebrae) ou (77) 3698 1704 (Coopamesf).

Coopamesf

A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf) Médio São Francisco (Coopamesf) tem sede em Ibotirama e já ganhou prêmio por produzir o melhor mel da Bahia, em 2015. O produto beneficiado no Médio São Francisco também já foi exportado para os Estados Unidos, Alemanha e França. A cooperativa conta com 138 cooperados distribuídos em 18 municípios do Oeste da Bahia e tem o mel e a cera de abelha como principais produtos comercializados.

Comentário desabilitado.