Os Correios passarão a cobrar uma taxa fixa de R$ 15 em todas as encomendas internacionais que chegam ao Brasil por via marítima ou aérea. Até agora, essa cobrança era feita apenas nos casos em que a encomenda era taxada pela Receita Federal, mas agora abarcará 100% dos pacotes vindos de fora do país.

A medida começa a valer a partir desta segunda-feira (27) e será aplicada a todas as encomendas que possuem código de rastreamento iniciando com as letras E, C, R e L. Pequenas encomendas não registradas, sem código, também serão taxadas com essa nova cobrança intitulada “Despacho Postal”.

Em contato com o referido site, os Correios explicaram que a nova cobrança será disseminada para todos os casos de correspondências internacionais com objetivo de melhorar o serviço de distribuição de pacotes que chegam ao país e são processados no grande centro de distribuição internacional em Curitiba. Segundo a empresa, a demanda para a entrega de encomendas internacionais subiu 155% em janeiro deste ano, o que tem gerado atrasos na distribuição dos itens.

O que isso significa para o consumidor final

Essencialmente, importar itens de baixo valor, como capinhas de celular e outros acessórios do tipo, vai ficar menos atraente, mesmo quando as lojas internacionais oferecem frete grátis. Claro que, considerando a diferença de preço praticada no Brasil, comprar em sites chineses ainda pode valer a pena para esse tipo de mercadoria, dependendo da situação.

Contudo, será difícil comprar vários itens diferentes de uma só vez. Eles normalmente chegam ao Brasil em pacotes separados e devem ser taxados cada um em R$ 15. Dependendo do volume de compras, você pode acabar gastando um bom dinheiro só com essa taxa de Despacho Postal.

Comments are disabled.