Cuidado: Concurso público em Luís Eduardo é Fake News ( Notícia Falsa )

Está circulando nas redes sociais e no Whatsapp um texto falando sobre um concurso público promovido pela prefeitura de LEM, logo viralizou e as pessoas começaram a procurar mais detalhes, uma das fontes procuradas foi o Site Mais Oeste, que chegou e negou a informação. O Site Mais Oeste tem por um dos seus princípios  combater os fake News  e orienta as pessoas que toem bastando cuidado e sigam algumas regrinhas:

1 – Ao ler um notícia veja a fonte e check antes de compartilhar

2 – Procure nos veículos de comunicação seja Sites de credibilidade que sejam da sua confinaça, rádios e Tv ´s se aquela informação mé correta

3 – Cheque no site da informação quando o caso for institucional

Nota Oficial da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães vem esclarecer que a informação que circula em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, afirmando que haverá abertura de concurso público com 1,1 mil vagas É FALSA.

Lamentamos a propagação da mesma, popularmente conhecida por “fake news”, acerca de um assunto de tamanha importância, com o claro objetivo de confundir os cidadãos.

Salientamos que a Lei dos Crimes Cibernéticos 12.737/2012, impõe penalidades para quem instaure ou propague Fake News, e que o popular aplicativo de troca de mensagens “whatsapp” já possui tecnologia que permite identificar as cadeias de mensagens, basicamente vendo se a informação recebida é original e, se não, de onde ela veio. Desta forma, já é possível combater a disseminação das fake news, considerando que muitas pessoas mal intencionadas, estão usando a criptografia do aplicativo para desinformar outras que, enganadas, repassam a informação adiante.

Portanto, recomendamos que qualquer cidadão que se sinta tentado a compartilhar a FALSA NOTÍCIA SOBRE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO, evite fazê-lo, pois as providências judiciais cabíveis para identificação e punição dos envolvidos na disseminação desta “Fake News”, já estão sendo tomadas.

ASCOM | Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães