O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) definiu, nesta terça-feira (21), a ordem da propaganda eleitoral dos candidatos ao governo do estado na televisão e rádio. A sequência foi sorteada durante audiência pública, realizada na Sala de Sessões do Eleitoral, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A cerimônia contou com a participação de representantes de partidos políticos e coligações concorrentes ao pleito, além de representantes das emissoras. Apesar da campanha nas ruas ter iniciado na última quinta-feira (16), seguindo o Calendário Eleitoral, a propaganda em rádio e televisão passará a ser permitida apenas a partir do dia 31 de agosto.

Na televisão, os horários serão das 13h as 13h25 e das 20h30 as 20h55. No rádio, os horários serão das 7h as 7h25 e 12 h as 12h25. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 7 de outubro. O segundo turno ocorrerá no dia 28 de outubro, caso seja necessário.

A ordem definida pelo sorteio ficou da seguinte forma:

  • 1º José Ronaldo (DEM)
  • 2º Célia Sacramento (Rede Sustentabilidade)
  • 3 º Marcos Mendes (Psol)
  • 4º Orlando Andrade (PCO)
  • 5º João Henrique (PRTB)
  • 6º Rui Costa (PT)
  • 7º João Santana (MDB)

Aqueles que têm menos tempo reclamam da distribuição da propaganda e pensam em soluções criativas para superar a barreira do horário e levar os eleitores para outras plataformas de comunicação, como as redes sociais. Quem vai ocupar a maior parcela da propaganda para aprofundar temas como saúde, segurança, educação e infraestrutura.

Até o dia 4 de outubro, serão 60 horas de transmissão para candidatos à Presidência, governos, Senado, Câmara dos Deputados e assembleias legislativas. Por dia, serão 120 minutos, divididos em dois blocos diários de 25 minutos, cada, além de 70 minutos de inserções que serão veiculadas na programação das rádios e TV’s.

Na Bahia, o horário eleitoral na TV será aberto às 13h pelos candidatos ao Senado, que terão sete minutos para apresentarem suas ideias. Em seguida, será a vez dos que concorrem às 63 cadeiras da Assembleia Legislativa, cujo tempo será de nove minutos. Depois, os postulantes ao Palácio de Ondina encerram o primeiro bloco de propaganda com nove minutos.

Comments are disabled.